Histórico

Especialistas preveem nove furacões em 2011

Temporada começa no dia 1º de junho e deverá ser menos intensa do que no ano passado

A menos de dois meses da temporada de furacões, que começa em 1º de junho, os especialistas alteraram ligeiramente a previsão acerca da ocorrência dos fenômenos na costa do Atlântico. Segundo os meteorologistas Phil Klotzbach e William Gray, da Colorado State University, 2011 trará 16 tempestades nomeadas (named storms), incluindo nove furacões, sendo que a expectativa é que pelo menos cinco deles sejam de grande intensidade – ou seja, com ventos de mais de 110 milhas por hora. A temporada se estende até 3o de novembro.

A previsão foi revista para baixo, já que em dezembro os indícios apontavam para 17 tempestades. O novo cálculo poderá ser modificado, tão logo os especialistas vejam sinais do aparecimento do fenômeno ‘El Niño, antes do pico da estação, o que reduziria ainda mais a incidência de ciclones. Mesmo assim, eles acreditam que a temperatura das águas do Oceano não ficará tão quente quanto no ano passado, daí a tendência de uma temporada menos intensa em termos de furacões.

Isso, porém, não significa que teremos meses tranquilos pela frente: a média normal de uma temporada é de 11 tempestades, com seis ciclones, sendo dois fortes. Em 2010 foram 19 named storms, com 12 furacões, sendo que nenhum deles chegou com força aos Estados Unidos, mas causaram estragos no Caribe. Para este ano, Klotzbach e Gray estimam que há 72% de chance que pelo um dos ‘major hurricanes’ atinja a costa americana – sendo que a probabilidade que a Flórida esteja no caminho de um destes furacões é de 48%.

“É recomendável que os moradores de áreas vulneráveis no litoral tomem todas as precauções para a temporada, independente se ela será intensa ou não”, alertou Klotzbach, ressaltando que basta apenas um furacão para provocar grandes problemas. Em maio será a vez dos especialistas do National Oceanic and Atmospheric Administration divulgarem as suas previsões para 2011.

Confira os nomes das tempestades em 2011:

Arlene
Bret
Cindy
Don
Emily
Franklin
Gert
Harvey
Irene
Jose
Katia
Lee
Maria
Nate
Ophelia
Philippe
Rina
Sean
Tammy
Vince
Whitney

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo