Histórico

EUA recolhem remédio usado contra o mal de Parkinson

Remédio pode causar graves danos ao coração dos pacientes que o consomem

Os fabricantes de pergolida, um fármaco usado para o tratamento do mal de Parkinson, retirarão o produto do mercado porque pode causar graves danos ao coração, informaram nesta quinta-feira, 29, autoridades de saúde.

A Administração de Alimentos e Fármacos dos Estados Unidos (FDA) disse que os fabricantes retirarão do mercado o remédio com a marca comercial “Permax” e duas versões genéricas do mesmo.

A pergolida também é administrada com outro remédio chamado levodopa ou levodopa/carbidopa (Sinemet), para obter uma ação mais eficaz contra os sintomas da doença, como tremores e dificuldades de movimento.

Em 2006, cerca de 12 mil pacientes receberam receitas de pergolida nos Estados Unidos e a agência advertiu que os pacientes não devem deixar o tratamento de forma abrupta porque pode ser perigoso.

Existem tratamentos alternativos para a doença de Parkinson que não foram vinculados com danos às válvulas do coração, por isso que as autoridades não recomendam interrupções no tratamento dos pacientes.

Um subdiretor da FDA, Douglas Throckmorton, disse que a agência federal trabalha de forma conjunta com os fabricantes para retirar do mercado os produtos.

A FDA citou dois estudos recentemente publicados na revista especializada New England Journal of Medicine que confirmaram os efeitos daninhos da pergolida às válvulas do coração.

Segundo esses estudos, as válvulas não se fecham devidamente e permitem o refluxo do sangue, o que costuma produzir sintomas como falta de disposição, fadiga e palpitações.

Por causa dos relatórios, as companhias que fabricam ou distribuem a pergolida decidiram cessar os envios às farmácias e a retirarão do mercado.

A pergolida foi aprovada em 1988 e as autoridades descobriram seus efeitos nocivos às válvulas do coração em 2002.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo