Imigração Notícias

Fake News levam centenas de indocumentados à fronteira sul dos EUA

Segundo informações falsas difundidas nas mídias sociais, a lei Título 42 seria revogada

A Ponte Internacional de Santa Fé fica na fronteira com a cidade de El Paso, no Texas (Foto: de Eric Johnson/Flickr)
A Ponte Internacional de Santa Fé fica na fronteira com a cidade de El Paso, no Texas (Foto: de Eric Johnson/Flickr)

Uma notícia falsa levou centenas de indocumentados à Ponte Internacional de Santa Fé, em Ciudad Juárez, no México, na fronteira com os Estados Unidos. Isso porque a informação amplamente divulgada nas mídias sociais dava conta de que o governo Biden suspenderia a medida conhecida como Título 42, que impede a permanência de imigrantes aguardando pedidos de asilo em território norte-americano. A norma foi aplicada a partir de março de 2020, sob o argumento principal de saúde sanitária para conter o avanço da pandemia do coronavírus.

Segundo informações da Patrulha da Fronteira (Customs and Border Protection – CBP), os agentes precisaram reforçar as barricadas para conter o avanço das pessoas. Apesar dos rumores, a política continua em vigor até 11 de maio de 2023, dia anunciado pelo presidente Biden para o fim das restrições contra a Covid-19. A atual administração garantiu que está se preparando para um eventual aumento de tentativas de entrada na América a partir desta data.

Vale lembrar que, em dezembro de 2022, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a restrição de fronteira permaneceria em vigor enquanto os recursos judiciais pendentes fossem resolvidos. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo