Comunidade

Família de brasileira que está em estado vegetativo em Orlando decide ir para o Brasil de motorhome

Marido de Fabíola Costa não conseguiu arrecadar a quantia suficiente para a levar a esposa em uma UTI aérea; ela sofreu um mal súbito ano passado e, desde então, vive em uma cama

Fabiola sofreu um mal súbito em 2024 e, desde então, está acamada. (Foto GoFundMe)

A família da brasileira Fabíola da Costa, de 32 anos, que em setembro do ano passado sofreu um mal súbito em Orlando, planeja comprar um motorhome e viajar de volta para o Brasil. Segundo o marido, a ideia era arrecadar dinheiro para transportar Fabíola em uma UTI móvel, mas o custo é muito alto e eles não conseguiram a quantia suficiente, que está estimada entre $50 mil e $200 mil.

Fabíola passou mal em casa e foi levada às pressas para o hospital, onde teve três paradas cardíacas e uma perfuração no pulmão, resultado de manobras de ressuscitação. Desde então, ela vive em estado vegetativo em uma cama e depende de cuidados 24 horas.

De acordo com Ubiratan Rodrigues da Nova, o marido, ela vivia uma vida normal e não tinha problemas de saúde. O casal tem três filhos. Ele acredita que no Brasil eles terão um melhor suporte da família e, por esta razão, querem voltar. “Se não conseguirmos o valor da UTI aérea, não temos outra opção. O dinheiro que já arrecadamos está sendo usado para viver aqui. É um ciclo: quanto mais o tempo passa, mais gastamos, e menos chance temos de voltar”, explicou Ubiratan ao G1.

Até o momento, a página do GoFundMe mostra que a família conseguiu arrecadar cerca de $100 mil, dinheiro que será utilizado para equipar o motorhome para que Fabíola tenha toda a estrutura para viajar. O carro adaptado deve ter cama fixa, equipamentos médicos, oxigênio e suporte para traqueostomia, o que custaria em torno de $40 mil.

“A adaptação é simples. Com o carro certo, fixo a cama no piso e prendo os equipamentos. O mais importante é ter estabilidade e espaço para ela viajar deitada, com o tronco inclinado”, disse Ubiratan, que deve concluir a compra até o final de outubro.

A viagem tem previsão para começar no início de novembro, na Flórida, e pode durar cerca de 50 dias, conforme planeja o marido da brasileira.

O trajeto vai passar pelo México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador e Peru. A entrada no Brasil deve ocorrer pelo Acre, com destino a Minas Gerais. O percurso tem mais de 6.800 km e tem como destino final Juiz de Fora (MG).

O Instagram da família tem todas as informações necessárias para quem puder doar: @biraefabiola. (Com informações do G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo