Estados Unidos

FDA e fabricante de fórmulas infantis chegam a acordo para minimizar falta de produto

Falta do leite em pó para bebês nas prateleiras dos EUA é causada por fechamento da fábrica da Abbott Nutrition, gargalos na cadeia de suprimentos, entre outros fatores

Prateleiras vazias mostram falta de fórmula infantil na CVS em San Antonio, Texas, EUA, 10 de maio de 2022. REUTERS:Kaylee Greenlee Beal:File Photo

O Food and Drugs Administration (FDA) anunciou nesta segunda-feira (17) que entrou em um acordo com a fabricante de fórmulas infantis Abbott Nutrition, para a reabertura das fábricas. A empresa foi fechada temporariamente em fevereiro devido a acusações de que quatro bebês se contaminaram – e dois morreram – depois de consumir a fórmula.

Aliados aos gargalos na cadeia de suprimentos, falta de ingredientes e mão de obra, os pais se viram desesperados para encontrar o alimento, que sumiu das prateleiras nas últimas semanas.

“Uma vez que o FDA confirme que os requisitos iniciais para a retomada da produção foram atendidos, a Abbott poderá reiniciá-la na fábrica [do Michigan] dentro de duas semanas”, diz a nota.

A escassez do produto afetou mais as famílias de baixa renda, que recebiam a fórmula como beneficiárias de um programa federal, e as que precisavam de fórmulas especiais, já que a Abbott Nutrition era a principal fabricante delas.

“Essas 20 fórmulas especiais são usadas por cerca de 5 mil bebês, bem como algumas crianças mais velhas e adultos com doenças metabólicas raras, e a Abbott Nutrition é o único fornecedor de algumas delas”, informou a Casa Branca. Na semana passada, o presidente Biden se reuniu com fabricantes e lojistas grandes para tentar aumentar a produção e a venda no país.

O governo planeja, entre outras ações, fazer parcerias com México, Chile, Irlanda e Holanda para aumentar a importação, reduzir a burocracia e simplificação da oferta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo