Cinema/TV

Filme ‘Dumbo’, do diretor Tim Burton, não convence a crítica especializada

Longa da Disney chega aos cinemas nesta sexta-feira (29)

Filme 'Dumbo' não foi bem recebido pelos críticos
Filme ‘Dumbo’ não foi bem recebido pelos críticos

DA REDAÇÃO – As primeiras críticas não foram favoráveis ao novo filme “Dumbo”, deTim Burton, que chega às salas de cinema nesta sexta-feira (29). Publicações respeitadas deram notas baixíssimas para o elefantinho mais simpático da Walt Disney Pictures. O jornal The Guardian, por exemplo, destinou a ele apenas uma de suas cinco estrelas.

“Todo o encanto e coração partido da animação da Disney faltam a esse estragado e retrô-futurista live action”, diz o texto publicado no diário britânico, que classificou o longa como tedioso e constrangedor.

Nos Estados Unidos, o Chicago Tribune, que deu nota 3,8 ao filme, pautou sua crítica em aspectos do original de 1941. De acordo com o jornal, o filme de Burton “oferece mais desordem, mais angústia, duas vezes o antiético tratamento aos animais e cinco vezes a chocante separação do elefante da mãe”. E completou: “Em termos de estética, o Dumbo live action parece um erro a ser superado, não um desafio criativo a ser enfrentado.”

De acordo com a revista norte-americana Variety, o filme de Tim Burton “transforma um conto milagroso em história rotineira, pesando-o com um monte de porcas e parafusos dos quais ele não precisava”.

Depois de analisar 35 artigos publicados sobre Dumbo, o site Metacritic, especializado em calcular a média das avaliações da imprensa americana e inglesa, apontou o remake de Burton com apenas 53% de aprovação.

Sobre o filme

O filme é baseado em 1919 quando Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e ele agora precisa criar os dois filhos. Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado em cuidar de uma elefanta que está prestes a parir. Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que de início seja desprezado. Cabe então aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que eles descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo