Mundo

Finlândia é o país mais feliz do mundo; Brasil fica em 49º lugar no ranking da ONU

O "Relatório Mundial da Felicidade" avaliou 137 países; Finlândia ficou em primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo, enquanto Brasil caiu 11 posições desde o ano passado

Finlândia é o país mais feliz do mundo, segundo relatório da ONU. Foto: El Pitazo

A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo, de acordo com um ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (20). O “Relatório Mundial da Felicidade”, publicado pela primeira vez em 2012, considera as avaliações dos próprios cidadãos de cada país sobre sua situação econômica, bem-estar e indicadores sociais. De uma lista de 137 países, o Brasil ficou em 49º lugar, caindo 11 posições desde o último ranking em 2022. Desde 2016, quando ocupava o 16º lugar, o Brasil vem caindo no índice que mede a felicidade da população.

De acordo com a ONU, os países mais felizes se concentram no norte da Europa, incluindo a Dinamarca em segundo lugar e Islândia em terceiro. Na Ucrânia, o índice subiu de 98 para 92º lugar em relação a pesquisa anterior, feita antes do início da guerra com a Rússia, em 2022. “O bem-estar dos ucranianos caiu menos do que em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia, e isso se deve em parte ao aumento extraordinário do sentimento de fraternidade”, explicou Jan-Emmanuel De Neve, um dos editores do relatório, em comunicado.

Israel foi um dos países que mais cresceu em índice de felicidade no último ano, subindo cinco posições e se estabelecendo em 4º lugar. Já o Afeganistão segue em último lugar do ranking, posição que ocupa desde 2020 com o agravamento da crise humanitária desde que o Talibã retornou ao poder em 2021, após a retirada das tropas americanas do país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo