Antonio Tozzi Esportes

Flamengo é campeão da Copa do Brasil com boa dose de sorte

O criticado Rodinei, lateral direito que está dfeixando a Gávea, foi o herói do título do Flamengo na decisão da Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
O criticado Rodinei, lateral direito que está dfeixando a Gávea, foi o herói do título do Flamengo na decisão da Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

As previsões apontavam o Flamengo como o favorito à conquista a Copa do Brasil e o favoritismo se confirmou na quarta-feira (19) no Estádio do Maracanã. No entanto, poucos apostavam em uma decisão por pênaltis com final eletrizante.

O Rubro-negro carioca abriu o placar antes dos 15 minutos de jogo com o goleador Pedro, após ter recebido um passe  milimétrico de Everton Ribeiro. Este gol fez com que a tática do técnico corintiano Vitor Pereira desmoronasse. Ele havia entrado em campo com 3-5-2, tendo como zagueiros Gil, Balbuena e Fábio Santos, além de segurar os laterais Fagner e Lucas Piton. No meio de campo, os volantes Du Queiroz e Fausto Vera tinham a incumbência de marcar os talentosos meiocampistas flamenguistas, enquanto Renato Augusto ficou encarregado da criação de jogadas para os atacantes Roger Guedes e Yuri Alberto. A tática, porém, não foi eficaz e o time da casa dominou as ações no primeiro tempo, com direito a um gol anulado de Arrascaeta (eleito o craque da Copa do Brasil), após impedimento milimétrico de Gabigol.

Na segunda etapa, o panorama se modificou. Vitor Pereira sacou Piton e colocou Adson em seu lugar. O Alvinegro paulista partir para cima do Flamengo e criou várias chances, inclusive um gol incrivelmente perdido por Roger Guedes na pequena área. Tanto Pereira como Dorival Jr. começaram a mexer em suas equipes, mas o treinador corintiano foi mais feliz nas alterações e Giuliano, um dos substitutos, foi o autor do gol de empate que levou a decisão para a série de penalidades máximas.

O clima no Maracanã ficou tenso, sobretudo quando Filipe Luís abriu a série desperdiçando sua cobrança, defendida por Cássio. Entretanto, o pênalti de Fagner explodiu no travessão e a série terminou em 4 a 4. Nas cobranças alternadas, Maycon e Everton Cebolinha confirmaram suas cobranças, enquanto Mateus Vital pegou embaixo da bola e chutou por cima do arco defendido por Santos e Rodinei bateu com categoria para dar o quarto título da Copa do Brasil ao Flamengo. 

Aí a massa rubro-negra extravasou sua alegria no Maracanã lotado. Aliás, a grande decisão da Copa do Brasil 2022 entre Flamengo e Corinthians entrou para a história. A renda de R$ 11.177.332 é a segunda maior de clubes no futebol brasileiro. O público pagante de 61.566 (68.097 presentes) assistiu à conquista do quarto título do Rubro-Negro na competição nacional. Dono disparado da maior média de público na temporada brasileira, o Flamengo agora assume a ponta da lista dos jogos que mais geraram receita no Brasil em 2022 e na história também. O recorde de partida com maior receita segue sendo do Atlético-MG, na final da Libertadores de 2013. Campeão da Libertadores naquele ano, a decisão no Mineirão registrou uma bilheteria de R$ 14.176.146,00.

A conquista da Copa do Brasil contra o Corinthians nesta quarta-feira fez o Flamengo empatar com o Palmeiras no ranking de times com mais títulos nacionais de elite no futebol brasileiro – não estão contabilizadas as taças das Série B, C e D. Os dados são do Espião Estatístico do ge.com.

O Rubro-Negro soma agora 14 títulos (sete do Brasileirão, um da Copa União, quatro da Copa do Brasil e dois da Supercopa do Brasil), mesmo número do Verdão (dez do Brasileirão e quatro da Copa do Brasil).

O Palmeiras, porém, está perto de voltar à liderança isolada. O Verdão tem grande vantagem no Campeonato Brasileiro e deve conquistar o título. Estão somados na lista os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, unificados ao Brasileirão pela CBF em 2010. O Palmeiras, por exemplo, venceu cada um deles duas vezes, o que o coloca como o maior vencedor do Campeonato Brasileirão, com dez.

O Corinthians, derrotado no Maracanã, aparece em terceiro, com 11 títulos (sete do Brasileirão, três da Copa do Brasil e um da Supercopa do Brasil).

O Cruzeiro, recém-promovido novamente à Série A, é o quarto colocado, com dez (quatro do Brasileirão e seis da Copa do Brasil). O Santos fecha o grupo dos cinco maiores campeões nacionais, com nove taças (oito do Brasileirão e uma da Copa do Brasil).

O próximo compromisso dos dois clubes é no sábado (22), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo vai até o Independência enfrentar o América-MG e o Corinthians terá pela frente o Santos, na Vila Belmiro. 

LeBron James pode quebrar o recorde de Kareem Abdul-Jabbar e se tornar o maior pontuador da NBA

LeBron James, que foi campeão no Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers, pode ser o maior pontuador da história da NBA nesta temporada (Foto: nba.com)
LeBron James, que foi campeão no Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers, pode ser o maior pontuador da história da NBA nesta temporada (Foto: nba.com)

A temporada 2022-2023 da NBA começou na noite de terça-feira (18), com as partidas entre Philadelphia 76ers e Boston Celtics na Conferência Leste e o clássico da Califórnia reunindo Golden State Warriors e Los Angeles Lakers na Conferência Oeste.

Quatro meses atrás, o Golden State Warriors deu o pontapé inicial em sua dinastia com uma vitória nas finais de seis jogos sobre o Boston Celtics. E enquanto o painel de especialistas da ESPN Sports coloca os atuais campeões entre os candidatos a chegar às finais novamente em 2023, a franquia de Massachusetts não desponta entre as favoritas ao título. 

Na Conferência Leste, a principal aposta dos especialistas é o Milwaukee Bucks do craque Giannis Antetokumpo, o Geek Greek, o time que Boston derrubou na épica série de sete jogos da semifinal da Conferência Leste da temporada passada. 

Já na Conferência Oeste há mais equilíbrio entre o detentor do título, Golden State Warriors e o Los Angeles Clippers, time que sempre ameaça chegar, mas fica no meio do caminho. Espera-se que nesta temporada o time menos badalado de Los Angeles possa surpreender e vá pelo menos às finais da NBA.

Na Conferência Oeste, o LA Clippers foi uma escolha da moda entre o nosso painel, e com razão. A dupla de elite de Kawhi Leonard e Paul George está saudável e liderando uma das equipes mais fortes da liga.

E quanto à perseguição de LeBron James pelo título de pontuação de todos os tempos? James está 1.325 pontos atrás da marca de Kareem Abdul-Jabbar, então há grande expectativa de que o recorde seja quebrado em algum momento próximo ao segundo tempo da temporada 2022-23. Antesd do início da temporada, Kareem era o recordista da NBA em todos os tempos com 38,387 pontos anotados em sua carreira, enquanto LeBron James anotou 37,062 pontos antes da temporada que se iniciou. Ou seja, temos a possibilidade de ver um feito histórico na principal liga de basquete do planeta.

Na abertura do campeonato, Boston Celtics bateu Philadelphia 76ers por 126 a 117, enquanto Golden State Warriors venceu Los Angeles Lakers pelo placar de 123 a 109. Os times da Flórida estrearam na quarta-feira à noite (19) com Detroit Pistons vencendo Orlando Magic por 113 a 108, e o Miami Heat, que manteve a boa base da temporada passada, estreou em casa sendo derrotado pelo Chicago Bulls por 116 a 108.

Brasil é medalha de prata no Mundial de Vôlei Feminino

O longevo técnico Zé Roberto resgatou o orgulho do vôlei feminino brasileiro (Foto: Agência Brasil/EBC)
O longevo técnico Zé Roberto resgatou o orgulho do vôlei feminino brasileiro (Foto: Agência Brasil/EBC)

Em sua chegada ao Brasil após a conquista da medalha de prata no Mundial feminino de vôlei, o técnico José Roberto Guimarães afirmou que será preciso fortalecer o lado mental das atletas para que o Brasil volte a conquistar uma medalha de ouro. O comandante do time brasileiro ainda deixou claro que a preocupação com o psicológico deve ser tratada como fundamental assim como o lado físico e tático do jogo.

“Uma das coisas principais é o fortalecimento do lado psicológico, do mental. Isso a gente precisa melhorar para as futuras competições para exatamente chegar em uma final e conseguir ganhar uma medalha de ouro”, disse o comandante da seleção.

Zé afirmou que a seleção brasileira precisa passar pelos desafios de jogar contra jogadoras “fora de série” como a italiana Egonu e a sérvia Boskovic. Para o treinador brasileiro, a participação da seleção feminina no Mundial traz aprendizado. Vale lembrar que, neste Mundial, o Brasil venceu duas vezes a Itália de Egonu, mas acabou perdendo na final para a Sérvia de Boskovic. “Elas entenderam muito com essa competição. Principalmente a jogar contra jogadoras que são fora de série, como é o caso da Egonu e da Boskovic. A preparação para enfrentar essas jogadoras no futuro, é que é o crescimento, o aprendizado”.

A preocupação de Zé Roberto em se preparar psicologicamente para conquistar o ouro não passa só pelo Mundial de 2022. Desde 2017, quando conquistou o Grand Prix de vôlei, o Brasil não sobe ao lugar mais alto do pódio. Depois dessa conquista foram seis medalhas de prata, incluindo uma Copa dos Campeões, três Liga das Nações (competição que substituiu o Grand Prix), a prata olímpica em Tóquio e o Campeonato Mundial de 2022.

Karim Benzema vence a Bola de Ouro pela primeira vez

Karim Benzema, atacante do Real Madrid e da seleção francesa, conquista a Bola de Ouro da  revista France Football, que equivale ao prêmio ao melhor jogador da temporada (Foto: pt.uefa.com)
Karim Benzema, atacante do Real Madrid e da seleção francesa, conquista a Bola de Ouro da revista France Football, que equivale ao prêmio ao melhor jogador da temporada (Foto: pt.uefa.com)

Atacante do Real Madrid traça como principal meta vencer o torneio no Catar com a França, o único título que ele ainda não tem em sua galeria de troféus. A estreia dos Les Bleus na fase de grupos será no dia 22 de novembro, contra a Austrália

O próximo objetivo de Karim Benzema é conquistar a Copa do Mundo de 2022, após ter conquistado a Bola de Ouro 2022, da revista France Football. “Como sempre digo, tenho ambição. Nunca ganhei a Copa do Mundo com a França. Coisas como essa ainda me falta cumprir. É um objetivo. Tenho muita ambição e confiança em mim mesmo. Ir à Copa, fazer todo o possível para ganhá-la é o meu objetivo agora mesmo”, declarou Benzema, em coletiva após o evento no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Após quase seis anos afastado da seleção, Benzema voltou a defender a França em junho de 2021, na Eurocopa. A equipe foi eliminada nas oitavas de final, pela Suíça (nos pênaltis), e o atacante se despediu do torneio com quatro gols marcados.

Poucos meses depois, ele seria fundamental para a conquista do título da Liga das Nações 2021/22, ao fazer um gol contra a Bélgica, na semifinal (vitória por 3 a 2), e na decisão contra a Espanha (2 a 1). Benzema tem ao todo 97 jogos e 37 gols pela seleção francesa.

“Sempre tive a Bola de Ouro na minha cabeça. Ambição é trabalhar mais, ser mais decisivo. Disse a mim mesmo que poderia ser um líder do Real Madrid, o melhor clube do mundo. Passei momentos difíceis, principalmente quando estava só treinando e meus companheiros estavam com a seleção e eu não podia estar”, desabafou Benzema.

Gonzalo Higuaín se despede do futebol na MLS

Atacante argentino Gonzalo Higuaín anunciou sua despedida dos gramados após eliminação do Inter Miami FC nos playoffs da MLS (Foto: intermiamifc.com)
Atacante argentino Gonzalo Higuaín anunciou sua despedida dos gramados após eliminação do Inter Miami FC nos playoffs da MLS (Foto: intermiamifc.com)

O atacante argentino Gonzalo Higuaín marcou história no futebol mundial. E ele deixou os gramados bem perto de nós. Afinal, atuava pelo Inter Miami, time eliminado no segundo playoff da MLS (Major League Soccer). A equipe foi derrotada pelo New York City e deixou a competição de forma prematura. Nesse sentido, o atacante argentino se emocionou ao relembrar todos os grandes momentos que vivenciou ao praticar o esporte que tanto ama e obter sucesso no futebol europeu.

“Chegou o dia de me despedir do futebol, profissão que me deu tanto e me sinto privilegiada por tê-la vivido com seus bons e não tão bons momentos”, disse o atacante argentino.

Apesar da eliminação, Higuaín ajudou o Inter de Miami a ter a melhor campanha de sua curta história. A equipe gerida pelo ex-jogador David Beckham começa a galgar novos caminhos no futebol norte-americano e a busca crescimento no cenário nacional.

Com o anúncio emocionado, o argentino pendura as chuteiras com números marcantes. Dessa forma, foram 366 gols e 127 assistências em seus 785 jogos como jogador profissional.

O ex-jogador do Real Madrid, de 34 anos, ergueu 14 troféus ao longo da carreira e passou por clubes como River Plate, Real Madrid, Napoli, Juventus, Milan, Chelsea, Inter Miami e Seleção Argentina.

Revelado pelo River Plate, o atacante chegou ao futebol espanhol em 2007 com um salário de cerca de 1,75 milhão de euros por temporada. Com boas atuações elevou seu patamar para 3,5 milhões em 2010-11. Em sete temporadas com a camisa merengue, conquistou três La Ligas, três Supercopa da Espanha e uma Copa do Rei. Ao se transferir para o futebol italiano, ergueu os troféus da Copa da Itália e da Supercopa pelo Napoli. Anos depois, foi tricampeão do Calcio e colecionou títulos em uma das grandes fases da Juventus.

Por fim, restava disputar o campeonato mais disputado do mundo: a Premier League. Foi quando chegou ao Chelsea e conquistou a Liga Europa na temporada 2018-19. Com a camisa da Seleção Argentina disputou 75 jogos e estufou a rede em 31 oportunidades.

Na carreira, disputou três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018) e seu último jogo pela seleção albiceleste foi diante da Nigéria, no Mundial da Rússia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo