Antonio Tozzi Esportes

Flamengo inicia Recopa com derrota contra o Independiente del Valle no Equador

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, tem uma administração bastante contestada em termos de escolha de treinadores (Foto: Marcelo Cortes/CRF)
O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, tem uma administração bastante contestada em termos de escolha de treinadores (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

O Flamengo saiu atrás na decisão da Recopa Sul-Americana. Na terça-feira (21), os rubro-negros perderam por 1 a 0 para o Independiente del Valle, do Equador, em Quito.

Os donos da casa foram superiores, principalmente no segundo tempo, e chegaram ao gol com Carabajal. O Flamengo desperdiçou algumas oportunidades na etapa inicial, mas não teve boa atuação.

A partida de volta será na próxima terça-feira (28), no Maracanã, e os rubro-negros precisam vencer por dois gols de diferença para ficar com o título.

Esse é o terceiro torneio seguido que o Rubro-Negro decidirá em dois meses. Nos outros dois, o desempenho do Flamengo não foi bom. A primeira decisão ocorreu no final de janeiro, mas o time carioca foi derrotado pelo Palmeiras por 4 a 3 no jogo disputado no Estádio Mané Garrincha. O resultado deu a primeira taça de campeão da Supercopa para o clube paulista.

A segunda decepção ocorreu em terras distantes. Mais exatamente no Marrocos. A esperança de conquistar o título de campeão Mundial Interclubes parou na derrota para o Al Hilal por 3 a 2 em uma das semifinais. A derrota para o time da Arábia Saudita evitou que o Flamengo desafiasse o Real Madrid. O consolo para o campeão sulamericano foi ter derrotado o Al Ahly, campeão africano, por 4 a 2.

Já, o campeão europeu passeou na competição. Após ter goleado o Al Ahly por 4 a 1, derrotou com autoridade o Al Hilal por 5 a 3 e voltou para a Europa. Na partida de ida das oitavas de final da Liga das Campeões, los blancos aplicaram uma sonora goleada de 5 a 2 no Liverpool, no campo do adversário. Sinal de que eles devem carimbar sua passagem para a próxima fase no encontro de volta, marcado para a capital espanhola.

Após a derrota no jogo de ida da Recopa, as críticas ao Flamengo aumentaram de volume. Os torcedores e a mídia apontam o dedo para a falta de empenho dos jogadores, para a ausência de criatividade da comissão técnica e sobretudo pela falha de planejamento da diretoria. Aliás, muita gente não entendeu a troca de treinadores ao final da temporada passada. Dorival Jr. conquistou dois títulos – Copa do Brasil e Copa Libertadores da América – e estava negociando a extensão de seu contrato quando foi surpreendido pelo anúncio de que a diretoria decidiu optar por outro treinador.

O novo treinador é Vítor Pereira, português que dirigiu o Corinthians na temporada 2022 e alegou não poder renovar seu contrato pelo fato de ter de retornar a Portugal em razão da má saúde de sua sogra. Isto se revelou uma inverdade. Ele foi visto em várias praias brasileiras nos meses de novembro e dezembro. E a mídia divulgou que ele havia assinado com o Flamengo para comandar o Rubro-negro nesta temporada.

Marcos Braz, vice-presidente do futebol do Flamengo, garantiu que as perdas dos títulos não afetarão o projeto do clube carioca. Ele garantiu que a comissão técnica será mantida, mesmo se o Mengão não conseguir também o título da Recopa. Particularmente, acredito que o Flamengo deverá reverter a derrota por 1 a 0 no Maracanã, que ficou até de bom tamanho por causa do domínio do Independiente del Valle.

Porém, à medida que os bons resultados não chegam, a paciência da torcida vai diminuindo e a pressão pela saída de Vítor Pereira aumenta. Portanto, o Flamengo tem como “obrigação” vencer a Recopa e também o Campeonato Carioca. Estes dois títulos são de pouca expressão, entretanto, diante da situação atual se tornaram importantes.

Caso os insucessos forem confirmados, a diretoria do Flamengo demitirá Vítor Pereira? Se isto ocorrer, será o reconhecimento de erro de planejamento por parte da diretoria flamenguista. Pior ainda, resultará em despesa para o clube, pois terá de pagar o valor da multa rescisória, e terá de sair no mercado para contratar um substituto.

Outro problema detectado foi o excesso de folga dado aos jogadores que ficaram 45 dias de férias e, por força contratual, Vítor Pereira só pôde assumir no dia 2 de janeiro. Desta forma, sobrou pouco tempo para o elenco se condicionar fisicamente e também entender a filosofia de trabalho do novo treinador, pois estavam acostumados com as diretrizes do Dorival Jr.

Sem dúvida, o tempo de Vítor Pereira está diminuindo e somente conquistas podem apaziguar os torcedores e a mídia que exige do Flamengo nada mais do que títulos expressivos. Mas será que a demissão seria uma decisão acertada? 

O Palmeiras, principal adversário do Rubro-Negro no futebol da América do Sul, está mostrando que a continuidade é a maneira correta para o trabalho dar bons resultados. Nos últimos dois anos, os treinadores do Flamengo foram Domenec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Souza, Dorival Jr. e Vítor Pereira. Neste mesmo período, o Palmeiras teve apenas Abel Ferreira. Apesar dos dois clubes estarem apresentando resultados semelhantes, o trabalho do Alviverde é mais consistente. É algo para se pensar…

Hulk é a esperança do Galo no jogo de volta da Libertadores no Mineirão

Hulk é o artilheiro do Galo em 2023 com sete gols marcados (Foto: Pedro Souza/Atlético MG)
Hulk é o artilheiro do Galo em 2023 com sete gols marcados (Foto: Pedro Souza/Atlético MG)

Após um empate sem graça diante do Carabobo-VEN na quarta-feira (23), o Atlético chega a Belo Horizonte com a cabeça no jogo da volta, que deve ter o retorno do artilheiro Hulk. Principal peça do elenco alvinegro, o atacante desfalcou o Galo na Venezuela depois de testar positivo para Covid-19. A expectativa é de que ele esteja à disposição no dia 1º de março, no Mineirão, em busca de uma vaga na última fase da Pré-Libertadores. 

Hulk é o artilheiro do Atlético na temporada com sete gols marcados. Em 2023, ele é o responsável pela maioria dos gols da equipe, que marcou, ao todo, 11 vezes Por isso, o atacante fez falta na estreia do Galo na Pré-Libertadores. Diante do Carabobo, Eduardo Coudet escolheu Ademir para substituir Hulk formando a dupla de ataque com Paulinho. Não funcionou. 

Jogando pelo lado direito – principal característica em campo de Ademir -, o atacante não conseguiu suprir a ausência do artilheiro. Na segunda etapa, o treinador tentou Eduardo Sasha, um pouco mais centralizado, mas também não deu muito certo. O Atlético saiu de campo sem balançar as redes e com apenas três chutes a gol durante os 90 minutos de partida. 

A esperança fica em cima do retorno de Hulk, que testou positivo para Covid-19 no sábado (18), e vive o período de isolamento protocolar, sem sintomas da doença. O atacante, inclusive, esteve em campo no sábado – o resultado do exame só saiu após a partida – e marcou o gol da vitória em cima do Patrocinense por 2 a 1 pelo Campeonato Mineiro. 

Brasileiro Drugovich substitui Stroll na pré-temporada da Aston Martin

Felipe Drugovich foi campeão da Fórmula 2 no ano passado (Foto: Divulgação/Aston Martin)
Felipe Drugovich foi campeão da Fórmula 2 no ano passado (Foto: Divulgação/Aston Martin)

Felipe Drugovich está pilotando o AMR23, novo carro da Aston Martin para a temporada 2023 de Fórmula 1, durante a pré-temporada, entre quinta-feira (23/2) e sábado (25/2) no Circuito Internacional do Bahrein. A Aston Martin confirmou na sua página oficial do Twitter que o piloto brasileiro de 22 anos substituirá Lance Stroll, que se machucou em um acidente de bicicleta na Espanha, durante os testes, e está se recuperando para tentar voltar na estreia da temporada, dia 5 de março, também em Bahrein. 

Com isso, Drugovich vai dividir a direção do carro com Fernando Alonso. Caso Stroll não consiga se recuperar, o paranaense pode estar no grid do Grande Prêmio de Bahrein pilotando um dos carros da Aston Martin na abertura da temporada 2023 da Fórmula 1, programada para o primeiro final de semana de março.

A primeira experiência do brasileiro dirigindo um Fórmula 1 foi em 1º de novembro do ano passado, quando ele participou de testes no circuito de Silverstone, pouco depois de ser confirmado como piloto reserva e de desenvolvimento da equipe em 2023 e menos de dois meses após se sagrar, com antecedência, campeão da Fórmula 2, em 10 de setembro de 2022.

Thomaz Bellucci desabafa é derrotado por argentino no Rio Open e se aposenta

Thomaz Bellucci é aplaudido pela torcida após último jogo da carreira (Foto: Rio Open)
Thomaz Bellucci é aplaudido pela torcida após último jogo da carreira (Foto: Rio Open)

Depois de 19 anos de dedicação ao tênis, Thomaz Bellucci abriu o jogo na sua coletiva de despedida, após ser eliminado no Rio Open, na noite da quarta-feira (22). Ele falou sobre o peso da responsabilidade de ter representado o país no tênis depois de Guga.

“Sempre teve muita expectativa em cima de mim e isso não foi bom, já que eu também me cobrava muito. Muita gente criticava o meu mental, mas essa sempre foi a parte forte para mim. Foi o físico que me barrou”, garantiu Bellucci.

O brasileiro, que alcançou o posto de número 21 do ranking do mundo em 2010 – atrás apenas de Guga entre brasileiros -, lembrou dos bons momentos representando o país na Copa Davis e nas Olimpíadas, mas falou das dificuldades de ser um atleta no Brasil.

“Aqui a gente tem que fazer tudo sozinho, no início meus pais me ajudavam bastante. Era muito perrengue”, disse o paulista.

Sobre os próximos passos, Bellucci não pretende se afastar do tênis. Agora quer seguir como treinador ou implementando sua ideias de jogo com os anos de experiência.

A derrota para o argentino Sebastian Baez (número 35 do mundo) por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-2, na estreia do torneio, foi o ponto final de uma carreira de altas expectativas e conquistas a comemorar. O paulista chegou a ser número 21 do mundo em 2010. Ganhou quatro títulos do ATP Tour e mais de 5,3 milhões de dólares em premiações.

Ouça o podcast Em Campo com Tozzi.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo