Manchete Negócios

Flórida distribuirá $676 milhões em ajuda hipotecária

Essa medida visa dar suporte às pessoas que atrasaram o pagamento de suas hipotecas em razão da pandemia

Programa deve proporcionar alívio para as famílias de baixa renda (Foto: Brontë Wittpenn/The Chronicle)
Programa deve proporcionar alívio para as famílias de baixa renda (Foto: Brontë Wittpenn/The Chronicle)

DA REDAÇÃO – O Departamento de Tesouro dos EUA aprovou em 9 de fevereiro o plano da Flórida para distribuir $676 milhões em fundos federais de assistência para proprietários incluídos no Plano de Resgate Americano de $1.9 bilhão promulgado em março de 2021. A Flórida apresentou seu plano para aprovação em 20 de agosto do ano passado.

O programa está sendo administrado pelo Departamento de Oportunidades Econômicas (DEO), o mesmo órgão que administra o problemático sistema de desemprego do estado, o qual ainda não anunciou quando começará a aceitar as solicitações.

“Agora que o plano foi aprovado, o DEO lançará o programa”, afirmou Morgan Jones, secretário de Imprensa do departamento. “O DEO proporcionará informações adicionais assim que o programa estiver operando e disponível para os proprietários que se encontram nesta situação”. Entretanto, ainda não há data definida para o lançamento do programa.

Vários interessados estão ansiosos para saber como proceder para entrar neste programa de ajuda governamental. Em novembro, foi lançado um programa piloto que destinou 10% dos fundos designados. Segundo Jones, “o programa piloto do DEO trabalha com fornecedores de serviços dos segmentos bancários, de seguros de propriedade e serviços públicos para identificar os clientes elegíveis”. Até agora, o programa piloto distribuiu mais de $1 milhão a 135 proprietários.  

Dados para elegibilidade

Para ser elegível aos recursos dos fundos, os proprietários devem:

• Possuir uma propriedade de uma a quatro unidades que seja sua residência principal

• Ter experimentado dificuldades financeiras depois de 20 de janeiro de 2020 (inclusive as dificuldades financeiras que começaram antes desta data, mas continuaram depois desta data)

• Ter rendimentos inferiores ou iguais a 150% do rendimento da área ou a 100% do rendimento dos EUA, o que for maior.

• Será priorizado o financiamento para garantir que a assistência seja oferecida primeiro aos proprietários de moradias mais vulneráveis (com o objetivo de rendimentos de 100% ou menos do que o rendimento médio da área)

Quais gastos podem ser cobertos

• Assistência no pagamento da hipoteca

• Assistência financeira para restabelecer uma hipoteca ou pagar outros custos relacionados com a moradia

• Assistência para serviços públicos da moradia, serviço de Internet, seguro de propriedade, etc

• Impostos atrasados

• Serviço de assessoramento e administração de casos através de um órgão de assessoramento certificado pelo HUD (Departamento de Moradias e Desenvolvimento)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo