Histórico

Fotógrafo brasileiro prepara mostra sobre lutadores do cotidiano

Elcyo Simões é especializado em imagens de atletas do jiu-jitsu, mas mostra pretende retratar imigrantes que buscam seus sonhos e ideais

Com um currículo que inclui passagens pelo jornal Folha de São Paulo e Editora Abril, o fotógrafo brasileiro Elcyo Simões vive há quase 10 anos nos Estados Unidos e sabe bem o que é a vida dura de um imigrante. Ao chegar na América, ele precisou deixar de lado a sua vocação para trabalhar em pintura e construção, como fazem muitos estrangeiros no início do sonho americano. Por isso, esse paulista de Santo André pretende organizar uma exposição homenageando brasileiros praticantes de jiu-jitsu o esporte é uma de suas paixões e que lutam pelos seus ideais de vida.

São pessoas que trabalham em obras e com limpeza, por exemplo, e enfrentam uma intensa jornada antes de pisar no tatame, explica Elcyo. ‘Fighters’, o nome da mostra, é composta de 14 imagens e o fotógrafo já deu um aperitivo do seu talento no Brazilian Day Miami e busca, agora, um espaço para dar continuidade ao projeto.

Esta não será a primeira exposição do brasileiro. Durante uma temporada na Europa, ele organizou a mostra “Caminhando sobre a Champs-Elysees”, com fotos de pés que circulavam pela avenida mais famosa e ‘fashion’ de Paris. Os trabalhos ficaram expostos ao lado do Louvre e chamaram a atenção de gente de todo o mundo. Depois, em sua cidade natal, exibiu imagens de Santo André por ocasião dos 500 anos do descobrimento do Brasil.


Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo