Mundo

Franceses protestam após decreto de Macron para reforma da previdência

O governo francês acionou um dispositivo especial para aumentar a idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos; medida deve começar a valer em setembro de 2023

Franceses protestam contra reforma na previdência. Foto: Sky News

Milhares de manifestantes voltaram às ruas de Paris na quinta-feira (16) para protestar contra a reforma da previdência autorizada pelo o governo presidente Emmanuel Macron. Sem uma votação prévia na Assembleia Nacional, o governo francês acionou um dispositivo especial para aumentar a idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos. Desde o anúncio da medida, em 10 de janeiro, a população francesa vem respondendo com manifestações e greves — a interrupção do serviço de coleta de lixo em Paris já se aproxima de duas semanas. A meta do governo francês é que a medida comece a valer em setembro de 2023.

Segundo o jornal Le Monde, manifestantes na Place de La Concorde, nas proximidades da Assembleia Nacional, levantaram bandeiras de organizações sindicais, gritando “ça va péter” (algo como “vai sair do controle” em tradução livre). Críticos da reforma afirmam que o projeto é “brutal” e “desumano”.

No primeiro protesto contra a medida, cerca de 1,1 milhão de pessoas foram para as ruas em todo o país. Os protestos atingiram, principalmente, pontos turísticos e os transportes. O segundo dia de manifestações foi ainda maior: cerca de 1,27 milhão de cidadãos foram às manifestações de 31 de janeiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo