Ciência e Tecnologia Negócios

Fundada por Elon Musk, Neuralink realiza primeiro implante de chip cerebral em humano

Destinado a pacientes com paralisia, o chip visa possibilitar que pessoas com tetraplegia controlem dispositivos apenas com comandos mentais

Telepathy é o primeiro produto da Neuralink, do bilionário Elon Musk. Foto: Corriere

Elon Musk, fundador da Neuralink, anunciou na segunda-feira (29), o implante bem sucedido de um chip cerebral em humano. “Os resultados iniciais indicam uma detecção promissora de picos de neurônios”, declarou Musk. No ano passado, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos concedeu autorização à empresa para realizar seu primeiro ensaio clínico em humanos. Musk adicionou: “O primeiro produto da @Neuralink é chamado Telepathy“.

Destinado a pacientes com paralisia, o estudo visa avaliar a funcionalidade da interface que possibilita que pessoas com tetraplegia controlem dispositivos apenas com o pensamento, conforme informações disponíveis no site da Neuralink. A empresa indicou que indivíduos com paralisia decorrente de lesão na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA) poderiam se qualificar para o estudo.

O projeto, que está previsto para levar cerca de seis anos, utilizará um robô para realizar a cirurgia de implante da interface cérebro-computador (BCI) em uma região do cérebro associada à intenção de movimento. A Neuralink destaca que o objetivo inicial é permitir que as pessoas controlem um cursor ou teclado de computador apenas com comandos mentais.

Embora o dispositivo de BCI demonstre segurança para uso humano, especialistas afirmam que ainda seria necessário mais de uma década para que a Neuralink obtivesse autorização para uso comercial, mesmo considerando as grandes ambições de Musk em utilizar a tecnologia para tratar condições como obesidade, transtorno do espectro autista, depressão e esquizofrenia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo