Manchete Mundo

Maria avança em direção a Porto Rico com categoria 5

Furacão já devastou Dominica e ilhas pedem socorro a países ricos; previsões mostram que tempestade vai se dissipar depois de passar pelo Caribe

Trajetória do furacão Maria Ilustração: G1
Trajetória do furacão Maria Ilustração: G1

O furacão Maria, a segunda grande tempestade a atingir o Caribe neste mês, avançou em direção às Ilhas Virgens americanas e Porto Rico, nesta terça-feira (18), depois de assolar a pequena nação-ilha de Dominica, causando devastação generalizada. As informações são da Reuters.

Maria, uma tempestade “extremamente perigosa”, voltou à categoria 5, a mais elevada na escala de intensidade, ao passar cerca de 160 mph a sudeste de St. Croix, nas Ilhas Virgens, com ventos constantes nessa velocidade, de acordo com o National Hurricane Center (NHC).

A tempestade se abateu sobre Dominica, nação-ilha de 72 mil habitantes no leste caribenho, no final de segunda-feira (18) e provocou devastação generalizada, disse o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, no Facebook.

Destruição na Ilha de Dominica
Destruição na Ilha de Dominica

“Honestamente, não estou preocupado com o dano físico neste momento, porque é devastador… de fato, chocante. Meu foco agora está em resgatar os que estão retidos e providenciar assistência médica para os feridos”, disse.

Com ventos contínuos máximos de 250 km/h, a tempestade atingiu a ilha na condição de furacão de categoria 5, disse o NHC.

“Os ventos arrancaram os telhados de quase todas as pessoas com as quais conversei ou fiz contato”, disse Skerrit. “O telhado da minha própria residência oficial foi um dos primeiros a serem levados, e isto aparentemente desencadeou uma avalanche de telhados arrancados na cidade e no interior”.

A tempestade parece estar rumando para o nordeste do mar do Caribe, e até a noite desta terça-feira ou o início da quarta-feira deve se aproximar das Ilhas Virgens e de Porto Rico, onde milhões ainda se recuperam da passagem do furacão Irma no início deste mês. Essas ilhas, já atingidas pelo furacão Irma, calculam que vão demorar pelo menos dois anos para serem reconstruídas e pedem apoio da comunidade internacional.

Se Maria mantiver sua força, será o furacão mais intenso a atingir Porto Rico em 85 anos, depois que uma tempestade de categoria 4 varreu o território norte-americano em 1932, disse Dennis Feltgen, porta-voz do NHC. O último grande furacão a assolar Porto Rico diretamente foi o Georges, que chegou à ilha como uma tempestade de categoria 3 em 1998, disse ele.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, pediu aos moradores da ilha no Twitter a se prepararem para a vinda da tempestade, e o governador das Ilhas Virgens dos EUA, Kenneth Mapp, disse que Maria deve passar a cerca de 16 quilômetros da ilha de St. Croix, que foi poupada dos piores impactos do furacão Irma em 6 de setembro. A ilha abriga cerca de 55 mil moradores permanentes, cerca de metade da população total do território.

Maria é a 13ª tempestade batizada do Atlântico neste ano, o sétimo furacão da temporada até o momento e o quarto grande furacão após as passagens de Harvey, Irma e José, segundo o NHC.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo