Negócios

Gastos de brasileiros no exterior somam $1,89 bilhão em julho

Esse é o maior valor gasto para o mês em cinco anos

Nos sete primeiros meses deste ano, porém, as despesas de brasileiros em outros países somaram $10,705 bilhões
Nos sete primeiros meses deste ano, porém, as despesas de brasileiros em outros países somaram $10,705 bilhões

Os gastos de brasileiros no exterior somaram $1,898 bilhão em julho deste ano, segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC). Com isso, foi registrada uma alta de 9,6% frente ao mesmo período de 2018, quando as despesas lá fora somaram $1,731 bilhão.

Esse foi o maior valor para de julho, tradicional mês de férias escolares, desde 2014. 

Nos sete primeiros meses deste ano, porém, as despesas de brasileiros em outros países somaram $10,705 bilhões, com queda frente ao mesmo período do ano passado ($ 11,304 bilhões).

A alta dos gastos de brasileiros no exterior aconteceu em um momento de queda do dólar. Em julho, a moeda americana registrou queda de 0,6% e terminou o mês em $3,81. Nos sete primeiros meses de 2019, foi registrada uma queda de 1,5% no preço da moeda americana.

Com a queda do dólar, as viagens de brasileiros ao exterior ficam mais baratas. Isso porque as passagens e as despesas com hotéis, por exemplo, são cotadas em moeda estrangeira. O papel moeda também fica mais em conta.

Além da taxa de câmbio, o nível de atividade, que tem impacto no emprego e na renda do brasileiro, também é outro fator que influencia o nível de gastos no exterior.

Neste ano, a economia do país segue crescendo, embora em ritmo ainda fraco. A previsão dos economistas para 2019 é de uma alta de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB).

Gastos de estrangeiros no Brasil

Em julho deste ano, informou o Banco Central, os estrangeiros gastaram $598 milhões no Brasil, com aumento frente ao patamar registrado no mesmo mês de 2018 ($ 417 milhões).

Já nos sete primeiros meses de 2019, informou a instituição, as despesas de estrangeiros no Brasil totalizaram $3,674 bilhões, contra $3,658 bilhões no mesmo período do ano passado.

Para estimular o turismo no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro assinou no começo do ano um decreto para dispensar o visto de visita para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que viajarem ao Brasil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo