Manchete Notícias

Gigantes da tecnologia processam Trump por barrar entrada de profissionais estrangeiros nos EUA

Amazon, Apple, Facebook, Microsoft, Netflix, Twitter e outras entraram com ação judicial contra a medida que proibiu a entrada de trabalhadores estrangeiros durante a pandemia, sob o argumento de proteger empregos dos americanos.

Medida irá dificultar contratação de mão-de-obra especializada de fora dos EUA (foto: flickr)
Medida irá dificultar contratação de mão-de-obra especializada de fora dos EUA (foto: flickr)

Amazon, Apple, Facebook, Microsoft, Netflix, Twitter e outras empresas de tecnologia entraram nesta segunda-feira (10) com processo contra restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos à entrada de trabalhadores estrangeiros no país durante a pandemia.

O processo foi aberto na Califórnia. As empresas alegam que as restrições prejudicam os negócios e impactam a economia do país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu em junho uma ordem para suspender a entrada de uma série de trabalhadores estrangeiros até o fim do ano, alegando proteger empregos dos americanos em meio à pandemia.

Entre os prejudicados pelas restrições estão trabalhadores com habilidades específicas que entravam no país com vistos de tipo H-1B e executivos e funcionários especializados que são transferidos dentro de uma mesma empresa via vistos L, ambos usados por empresas de tecnologia.

No processo, as empresas argumentam que a determinação de Trump pode causar dano irreparável às empresas, trabalhadores e economia do país e que foi baseada em uma “presunção falsa” de que serviria para proteger empregos dos cidadãos estadunidenses. 

“Competidores globais no Canadá, China e Índia, entre outros, estão aproveitando oportunidades e atraindo indivíduos bem treinados e inovadores”, afirmam. “E as empresas norte-americanas estão enfrentando dificuldades para se ajustarem e contratarem talentos para trabalharem em locais fora das fronteiras de nosso país”, argumentam as empresas no processo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo