Histórico

Governo deve cancelar projeto de muro virtual

O milionário e polêmico projeto aprovado na administração Bush para conter a entrada de indocumentados na fronteira está prestes a ser cancelado: O ‘muro virtual’, uma das ideias surgidas no lançamento do Programa Fronteira Segura, não cumpriu sua meta – e o que é pior, já custou mais de 1,2 bilhão de dólares dos cofres públicos.

A iniciativa pretendia, através da instalação de torres com câmeras de vídeo com visão noturna, sensores de movimento e sistemas de radar na fronteira sul (com o México). O muro virtual foi aprovado pelo Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês) em 2006 e foi testado inicialmente na região de Sásabe (no estado do Arizona). O chamado Projeto-28, em referência ao seu alcance, foi considerado inconsistente e os membros do Congresso Nacional chegaram a instalar uma subcomissão para analisar de perto o desenrolar do acordo.

Os comentários negativos a respeito do muro virtual, inclusive em função da grande resistência popular à iniciativa, fizeram com que muitas autoridades anunciassem o fim da medida. No entanto, só agora, mais de quatro anos depois, o projeto será descartado. O porta-voz do DHS, Matthew Chandler, afirmou que uma decisão definitiva nesse sentido deve ser tomada nas próximas semanas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo