Marcus Coltro

Guia Prático da Saúde

Guia Prático da Saúde
Guia Prático da Saúde

Lembro de folhear um livro sobre medicina de meu pai publicado nos anos 1930, Guia Prático da Saúde por Frederico Rossiter. O livro em si já era meio assustador, com ilustrações de doenças como sarampo, varíola, catapora e outras que até hoje me embrulham um pouco o estômago – mas ao mesmo tempo era hilário. As explicações para as doenças soam meio absurdas, pelo menos para nossos ouvidos hoje em dia. Sem falar a contínua menção religiosa e de “pecados” responsáveis por inúmeras moléstias. Precisava escrever mais um texto, então dei uma folheada no livro (e tomei um antialérgico para fazer isso). O português utilizado é completamente diferente do que usamos atualmente – por exemplo, “cellulas”, “funcção”, “paralysia”, “augmenta”, “difficil” – difícil foi escrever essas palavras brigando com o corretor de texto querendo me corrigir o tempo todo.

Obviamente o livro foi escrito para leigos e não para uma escola de medicina, e possivelmente serviria para ser utilizado como auxiliar para famílias sem acesso a médicos. Há algumas sugestões e tratamento lógicos como hidratação, higiene (digo, hygiene), redução da temperatura em casos de febre muito alta, e outras que até hoje usamos. Mas em outros casos… sugerem usar uns ingredientes só encontrados em lojas de bruxaria. Os conselhos são optimos, tipo ter um Casamento Hygienico:“Um homem jamais se uniria a uma mulher que accusasse algum defeito sexual (?!?), assim uma mulher não deve unir-se a um homem que accuse defeito semelhante.” “ A meu ver, nenhum homem que tenha ou haja tido syphilis se deveria casar – temos certeza de que nenhum homem se casaria com uma mulher que soubesse ser syphilitica”.

E tem estatísticas!

– Vinte por cento dos casos de cegueira são devidos à gonorrhéa da parte do pae ou da mãe, ou de ambos;

– Cerca de cincoenta por cento dos matrimônios involuntariamente privados de filhos são devidos à gonorrhéa;

– Cerca de um quarto a um terço dos casos de insanidade, são devidos à syphilis;

Pasmem, “Toda prostituta, seja ella publica ou em particular, contrae mais cedo ou mais tarde alguma moléstia venérea”. Que cuernos seria uma “prostituta particular”?

Explicam as “Polluções nocturnas” – não sabe o que é isso? Tipo, sonho molhado. “Milhares de moços hoje em dia são verdadeiros hypocondriacos sexuaes, porque tem uma tendência mental para a impureza moral, demorando os pensamentos sobre coisas immoraes”. A sugestão é a de “Evitar pensamentos impuros, leituras obscenas, abuso de si próprio e literatura de charlatões”. Vai queimar no inferno, seu desgraçado! Aí, eles têm o tratamento (sério, está escrito isso…). “Injecção no recto de meio litro de agua, retendo-se por cerca de quinze minutos, ou a introducção de agua fria por um tubo fazendo-a voltar por outro”. O quê? Então, para que você não tenha pensamentos impuros deve encher o rabo de água?

A impotência é explicada assim “Excessos sexuaes, moléstia dos testículos, narcóticos, onanismo, excitação mental – o caso dos neurasthenicos sexuaes, acanhamento”. Então, quem é acanhado pode ficar impotente, viu?

Chega de sexo, vou citar alguns itens do índice de Symptomas:

– Allucinações: enxaqueca

– Arrotos: hysteria (minha filha anda bem hystérica ultimamente)

– Baço inchado: peste bubônica

– Cegueira: uso do tabaco

– Cheiro de ácido phenico (essa é ótima): envenenamento pelo ácido phenico (duh…)

– Cor purpurina carregada na vagina: Indícios de gravidez (tem tipo uma tabela de cores?)

– Depressão mental: neurastenia sexual (Mái Gódi)

– Desânimo: veja acima, mesma coisa (são meio fixados nisso…)

– Desejo de urinar: Retenção da urina (não….sério?)

– Desejos sexuais fortes: menopausa (pffff!)

– Dor surda no testículo: Varicocele (nem sabia que testículo ouvia algo, preciso tomar cuidado com o que falo)

– Dores intensa que augmentam: retenção de urina (então basta tirar a água do joelho, né?)

– Falta de memória: menopausa (putz, estou menopausado???)

– Impurezas nos olhos: Enfermidade dos olhos (uau…)

Tem mais um monte de coisas, mas o espaço é hescasso…hipocondríacos da época não tinham o Google, mas garanto que os de hoje ficariam muito mais assustados com o livro!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo