Harvey volta a tocar o solo e provoca enchentes na Louisiana

Tempestade tropical tocou o solo na Louisiana, na manhã desta quarta (30) e deve se tornar depressão tropical nas próximas horas

0
1821
Fortes chuvas em New Orleans na Lousiana
Fortes chuvas em New Orleans na Lousiana

A tempestade tropical Harvey – que já matou pelo menos 11 pessoas no Texas – tocou o solo da Lousiana na manhã desta quarta-feira (30) e já faz estragos, principalmente, nas cidades vizinhas ao Texas. A cidade de New Orleans, traumatizada pelo furacão Katrina em 2005, enfrenta fortes chuvas.

O National Hurricane Center (NHC) afirmou que a previsão é de enfraquecimento da tempestade, que deve se tornar depressão tropical na noite desta quarta, segundo a Reuters.

No Texas, Harvey, que chegou na sexta-feira como o furacão mais forte a atingir o estado em mais de 50 anos, deixou um rastro de destruição. A tempestade provocou inundações catastróficas, matou ao menos 11 pessoas, forçou retiradas em massa e paralisou Houston, a quarta maior cidade dos EUA. O prejuízo foi estimado em dezenas de bilhões de dólares, fazendo da tempestade um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos.

Meteorologistas disseram que os cinco dias de chuvas torrenciais podem chegar ao fim à medida que a tempestade ganha velocidade e deixa a região do Golfo do México no final desta quarta-feira.

Na terça-feira (29), os moradores de um raio de 2,4 km distante da planta química de Arkema precisaram deixar suas casas por precaução. A indústria química notificou os bombeiros por conta do risco de reações químicas que poderiam acarretar em um incêndio no local.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitou o Texas na terça e prometeu que o governo dará uma resposta completa à devastadora tempestade que é o maior desastre natural ocorrido desde que assumiu a Casa Branca.