Hillary Clinton aparece atrás de Rudolph Giuliani em pesquisa

0
703

O republicano e ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani está na frente da senadora democrata Hillary Clinton numa pesquisa de intenções de voto sobre a corrida presidencial realizada no estado de Nova Jersey, vizinho ao de Nova York e de tradição democrata, e divulgada nesta quinta-feira.

Segundo uma sondagem da Universidade de Quinnipiac, 48% dos eleitores são a favor de Giuliani, contra 41% que apoiariam Hillary se as eleições presidenciais, previstas para 2008, fossem realizadas hoje.

A pesquisa também mostra que o senador republicano pelo Arizona, John McCain, tem leve vantagem sobre a atual senadora democrata por Nova York, já que receberia 44% dos votos, contra 43% que Hillary obteria.

Giuliani, cuja imagem pública de líder eficaz e decidido aumentou depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, é o preferido entre os eleitores republicanos frente a outros possíveis candidatos desse partido à Presidência.

Ele também supera Hillary Clinton entre os potenciais eleitores que se declaram independentes.

A ex-primeira-dama, no entanto, tem grande folga sobre seus possíveis adversários nas primárias do Partido Democrata.

Clay Richards, diretor-adjunto do Instituto de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac, ressaltou, ao divulgar os resultados, que boa parte dos eleitores em Nova Jersey têm “uma percepção negativa” em relação a Hillary e que os republicanos podem dificultar a disputa nesse estado tradicionalmente democrata.

“A senadora Clinton está perdendo eleitores democratas, que apóiam seus adversários”, acrescentou Richards.

Embora ainda falte muito até a eleição, o especialista ressaltou que “é preciso perguntar como a senadora Clinton competirá no resto do país quando obtém estes resultados no estado vizinho”.

A pesquisa também revelou que 69% dos entrevistados desaprovam a gestão do presidente George W. Bush, contra 26% que o apóiam. Não foi divulgada a margem de erro da pesquisa.

Adversários

De acordo com outra pesquisa divulgada no último domingo (21), no entanto, Hillary Clinton tem ampla vantagem sobre os demais nomes que disputam a indicação do Partido Democrata norte-americano. A pesquisa, feita em todo o território do país, foi publicada pelo jornal “The Washington Post”.

A senadora de Nova York foi a opção de 41% dos democratas entrevistados –mais do que o dobro dos 17% do segundo colocado, o senador de Illinois Barack Obama, segundo o jornal.

O ex-senador John Edwards, vice-presidente na chapa dos democratas em 2004, apareceu em terceiro lugar com 11% dos votos. O ex-vice-presidente Al Gore veio em seguida, com 10%. John Kerry ficou com 8%.

O levantamento foi realizado antes de Hillary ter anunciado, no último sábado (20), que disputaria a candidatura. Obama entrou na corrida na terça-feira da semana passada (16); Edwards, no mês passado.

A pesquisa foi realizada de 16 a 19 de janeiro, ouvindo 1.000 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.