Histórico

Horário de verão começa neste domingo nos Estados Unidos

Neste domingo (8), os relógios deverão ser adiantados em uma hora quando começa o horário de verão na América a partir das 2am. A alteração no horário vai até o dia 1 de novembro. Com a mudança, o horário oficial brasileiro terá apenas uma hora de diferença para o horário aqui da Flórida (Eastern Time). Na América, apenas os estados do Arizona e do Havaí e os territórios de Porto Rico, Samoa Americana e Ilhas Virgens não adotam o sistema.

O horário de verão nos Estados Unidos (Daylight Saving Time) tem o objetivo de economizar energia. No entanto, estudos recentes mostraram que a medida pode gerar mais gasto do que economia de eletricidade. A pesquisa feita por estudiosos na Universidade da Califórnia com a população de uma determinada cidade mostrou que o consumo aumentou em quase nove bilhões de dólares ao ano desde que o horário de verão foi implantado. Segundo autoridades do governo, porém, a adoção do horário de verão economiza pouco mais de 1% de energia.

Independentemente da polêmica, o fato é que o horário de verão vai se estender por mais de 200 dias (o equivalente a 65% do ano), mesmo que em muitos estados do norte do país a neve ainda esteja caindo. Um estudo da Universidade do Alabama mostrou que em 2012, aumentou em 10% o número de ataques cardíacos nos dois dias seguintes à mudança do horário. Mas o mesmo estudo mostrou que os mesmos 10% caem quando o horário volta ao normal.

O horário de verão foi implantado pela primeira vez nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo