Estados Unidos Geral

Ian deixa mais de dois milhões sem luz na Flórida

Passagem da tempestade deixa rastro de destruição pela Golden Coast, no oeste do estado

Condados sem luz depois da passagem de Ian (The New York Times / reprodução)

A passagem do furacão Ian pela Flórida deixou até agora mais de dois milhões de moradores sem luz. O olho do furacão chegou à costa do estado na altura de Sanibel e Captiva Island por volta do meio-dia de quarta-feira. Até as 2:30 pm já havia mais de 660 mil lares sem energia, segundo o website monitorador de rede poweroutage.us. Às dez da noite, esse número já tinha ultrapassado os dois milhões, chegando a 2.5 milhões na manhã de quinta (29). Os condados mais afetados foram Hardee, DeSoto, Charlotte e Lee.

O furacão de categoria 4, com ventos de até 155 mph, trouxe inundações e destruição por onde passou pela Golden Coast, no sudoeste da Flórida, região que reúne as cidades de Sarasota, Fort Myers, Naples e Punta Gorda, ao sul de Tampa. Algumas áras de Miami-Dade e Broward também ficaram sem luz durante a passagem de Ian pela costa oeste.   

Kevin Guthrie, diretor do Florida Division of Emergency Management, disse na quarta-feira que há mais 30 mil homens preparados para fazer a reparação da rede o mais rápido possível, assim que as condições meteorológicas permitirem. O governador da Flórida, Ron deSantis, acrescentou mais tarde que esse número aumentou para 42 mil.

Na manhã de quinta-feira (29), Ian já tinha reduzido sua força para categoria 1 enquanto atravessava o estado. A previsão do National Hurricane Center é de que enfraqueça para tempestade tropical quando retornar ao oceano, passando pelo nordeste do estado, para então seguir na direção da costa de South Carolina.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo