O ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement) iniciou uma série de ações de recrutamento relâmpago em diversos estados, incluindo Texas e Oklahoma, com eventos de dois dias, para atrair candidatos a vagas de agentes de deportação e advogados gerais. No Texas, o encontro no Esports Stadium, em Arlington, atraiu aproximadamente 1.200 candidatos, incluindo profissionais de segurança, e a agência oferece incentivos como bônus de até $50 mil e ajuda com pagamento de empréstimos estudantis para os novos recrutas.
Enquanto o ICE quer reforçar a sua equipe, agentes na linha de frente relatam adversidades constantes, como longas jornadas que ultrapassam 12 horas, exposição contínua a situações de risco, transferências inesperadas para regiões de fronteira e a pressão emocional de lidar com deportações de famílias. Muitos descrevem um cenário de esgotamento físico e psicológico, agravado pela falta de apoio institucional e pelas exigências crescentes de produtividade.
Ex-funcionários afirmam que a agência está sobrecarregando o seu próprio efetivo ao tentar suprir a demanda com jornadas excessivas e pouco investimento em bem-estar. Sindicatos pedem medidas de apoio, como programas de saúde mental, limites de horas extras e maior transparência sobre as condições de trabalho.
Em comunicado, o ICE afirma que o recrutamento é essencial para manter operações de fiscalização e deportação, ressaltando a necessidade de “garantir a segurança das fronteiras e da comunidade”.