Imigração

ICE prende mais de 100 caminhoneiros ilegais na California

Operação Sentinela da Estrada foi realizada com apoio de várias outras agências federais

O setor de transporte é considerado pelas agências policiais como cúmplice potencial de organizações criminosas (Foto: Pexels)
O setor de transporte é considerado pelas agências policiais como cúmplice potencial de organizações criminosas (Foto: Pexels)

O Immigration and Customs Enforcement (ICE) prendeu 101 motoristas de caminhão nas estradas da California em situação irregular no país, como resultado da Operação Sentinela da Estrada, que visa fiscalizar os profissionais do transporte rodoviário no estado. A prisão aconteceu no dia 23 de dezembro e teve o auxílio de várias outras agências federais.

Segundo uma nota do ICE sobre a operação, ela é uma resposta ao número de motoristas estrangeiros sem documentação legal que têm causado acidentes nas estradas californianas. “Esta semana, o HSI (Homeland Security Investigations), juntamente com seus parceiros, realizou operações direcionadas a motoristas comerciais estrangeiros ilegais por toda a região do Central Valley, na California, no interesse da segurança pública”, disse o agente especial encarregado, Tatum King.

A operação foi orientada para as empresas de transporte do centro e do norte da California suspeitas de envolvimento com atividades criminosas. O setor de transporte é considerado pelas agências policiais como cúmplice potencial de organizações criminosas responsáveis por atividades como tráfico humano,  trabalhadores, drogas e contrabando em geral. O vice-diretor do ICE, Madison Sheahan, acusou o governador do estado, Gavin Newsom, de ser responsável pela situação. “Seu governo [de Newsom] emitiu milhares de carteiras de motorista para imigrantes ilegais, que nem deveriam estar dirigindo, muito menos ao volante de um imenso caminhão. Esses motoristas pegam suas carteiras, deixam a California e aterrorizam as estradas do país. O ICE está agindo onde o estado falhou.”, disse Sheahan

“O Sul da California possui dois dos maiores portos dos Estados Unidos – Los Angeles e South Beach. A carga que chega a eses portos é distribuída para todo país, e é essencial que os responsáveis pelo seu transporte estejam dentro da lei para manter nossas estradas seguras”, disse o agente especial encarregado em Los Angeles, Eddy Wang.

Além do ICE, a operação envolveu parcerias com o FBI, o IRS e o DEA, e foram detidos estrangeiros oriundos de Índia, México, Colômbia, Uzbequistão, Ucrânia, Nicarágua, Rússia, Georgia, Venezuela, El Salvador e Honduras. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo