Histórico

IICD: uma incrível experiência de vida

Conhecer novas culturas e ajudar os menos favorecidos é algo indescritível

Se você é do tipo que gosta de desafios, é humanista e sempre está à disposição para ajudar os outros, filiar-se ao Instituto para Cooperação e Desenvolvimento Internacional (IICD) pode ser uma excelente opção.

Esta organização não-governamental sem fins lucrativos foi criada em 1977 por um grupo de dinamarqueses que viajaram da Europa até a Índia com o intuito de conhecer o mundo. Ao retornarem à Europa, fundaram a organização Humana People to People, afim de ajudar os países/comunidades menos favorecidos, pois tinham enfrentado durante a aventura na Ásia uma realidade desconhecida até então. Hoje, a organização tem 28 membros atuando em projetos de desenvolvimento social na África, China, Índia, América Central e Brasil.

Ela sobrevive graças aos instrutores de desenvolvimento, nome dado para os voluntários internacionais. Após 20 anos, mais de 6.000 pessoas participaram do Programa de Instrutores de Desenvolvimento, contribuindo para o desenvolvimento de projetos sociais pelo mundo.  Os voluntários internacionais trabalham em projetos coordenados pela organização internacional Humana  People to People na África.

À medida que aumentam o desafio e a responsabilidade em busca de um mundo melhor para todos, os Instrutores de Desenvolvimento são obrigados a participar de um curso de preparação durante seis meses nos EUA, que consiste de aulas sobre a África, estudo de línguas com aprendizado-experimental e atividades em grupo. Os participantes do programa aprendem a ter iniciativa com sua própria formação educacional, caso tenham alguma, e  experimentam momentos de trabalho solidário em grupo ou individual no exterior.

Quem pode ser voluntário

Qualquer pessoa pode ser um Instrutor de Desenvolvimento. O IICD acredita que qualquer pessoa tem algo para oferecer para o programa de instrutores de desenvolvimento.  Nós aceitamos voluntários com qualquer experiência, se você estiver disposto a ter um compromisso com o programa. A mais importante qualificação é um comprometimento para a posição ombro-a-ombro com pessoas das partes mais pobres do mundo, e ser solidário a eles para melhorar a situação de uma comunidade ou um grupo de pessoas. Nos orgulhamos por não excluir ninguém baseados na educação, experiências, antecedentes, orientação sexual, religião ou situação financeira. Nós acreditamos na diversidade para reforçar nossos times de Instrutores de Desenvolvimento e promover o crescimento intelectual, espiritual e emocional dos voluntários antes das experiências internacionais começarem. O único requisito é ter completado 18 anos antes da viagem para a África.

O IICD envia Instrutores de Desenvolvimento para trabalhar em Zâmbia, Moçambique, África do Sul, Namíbia e Malawi. Você pode voluntariar no país por 6 ou 12 meses, onde existem programas para controle de HIV/Aids, formação de professores e ajuda às crianças.
Os programas no IICD/Michigan iniciam nos meses de fevereiro, agosto e novembro e eles gostariam que os membros da comunidade brasileira participassem do programa.

Os interessados podem entrar em contato com Cristiani Marques Valadares através do telefone (269) 357-4991, do e-mail chris_marques09@hotmail.com, ou do skype christiani.marques1. Mais informações sobre o IICD podem ser obtidas no website: www.iicdmichigan.org

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo