Histórico

Imigração em Dia

Essa semana, o advogado Ludo Gardini, com escritório no Pompano City Centre, telefone (305) 514-0707, responde às perguntas sobre imigração.

? Entramos em 2012 com o processo de solicitação de greencard (através do meu irmão, pois ele tem cidadania americana). Já recebemos a carta de confirmação de que receberam a solicitação com o número do processo. Sabem me dizer quanto tempo está levando em média para recebermos o cartão do green card? Estou acompanhando no site da USCIS, e lá me diz 25,2 meses no escritório de Vermont Service Center.
Infelizmente o tempo para a aprovação do I-130, que é a petição que se usa para qualificar irmãos de cidadãos, leva em torno de dois anos para ser aprovada. Mas, depois de aprovada, atualmente ainda há dez anos de espera para que a pessoa possa receber o green card, perfazendo um tempo total de 12 anos. Irmãos de cidadãos são preferência F4 e você pode acompanhar o andamento do tempo do processo pelo site: http://travel.state.gov/content/visas/english/law-and-policy/bulletin.html.

? Estou planejando recomeçar a vida em Miami, pretendo ir ainda esse ano. Tenho uma graninha que, pelo que vi, dá para investir em uma casa, um carro legal e abrir um negócio. Vi que de cara é impossível conseguir o green card e o dinheiro que tenho não chega aos $500 mil para ir como investidor. Alguém poderia me dizer qual a melhor alternativa para o meu caso? Poderia até ser vistos renováveis e tal.
O visto L1A é o visto mais utilizado por empresários estrangeiros que desejam abrir subsidiárias de suas empresas nos Estados Unidos. O portador do visto L1A, geralmente um sócio, executivo ou gerente da empresa estrangeira, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos podem residir legalmente nos EUA. O portador do L1A obtém autorização para trabalhar exclusivamente para a subsidiária americana (vem para os EUA como executivo transferido) e o cônjuge recebe autorização para trabalhar livremente para qualquer empresa americana. Os filhos podem estudar e residir legalmente, acompanhando os pais, mas não recebem autorização de trabalho. Uma vez residindo nos Estados Unidos como portadores do visto L1A (e L2 no caso dos familiares), o executivo estrangeiro, cônjuge e filhos menores de 21 anos podem tornar-se residentes legais permanentes nos Estados Unidos (portadores de green card.)

? Se eu for com o visto de turista e uma empresa, nos Estados Unidos, me contratar como faço para ter o visto de trabalho? Necessito ter que voltar para o Brasil para dar entrada no visto de trabalho?
Isso vai depender de muitas situações, vistos não são dados dentro dos Estados Unidos, Vistos só são dados fora em consulados ou embaixadas, o que acontece dentro dos Estados Unidos é uma mudança de “status”, ou seja, você pode mudar de status de estudante para de trabalho sem mudança de visto e isto pode ser feito dentro dos Estados Unidos. Se tiver de sair dos Estados Unidos, aí será necessário buscar o visto correto.

? O que você achou dos ‘preceitos’ republicanos para a reforma de imigração?
Os  requerimentos dos republicanos para a reforma imigratória não deveriam ser surpresa para ninguém. São seis tópicos básicos que cobrem a maioria dos assuntos que estão sendo discutidos. A boa notícia é que ter um depoimento desse depois do discurso de inauguração do presidente mostra um reposicionamento do Partido Republicano em relação ao assunto de imigração. Mas dúvidas ainda restam: serão estes seis tópicos feitos em uma lei só, ou em leis separadas? Quem se qualifica para lei? E várias outras perguntas que necessitam ser respondidas. Certamente, a iniciativa e o reposicionamento do Partido Republicano agradam toda a comunidade imigrante. Temos de continuar a exigir que essa reforma da lei de imigração passe. E o presidente afirmou, se o Congresso não tomar uma atitude, ele tem o poder para fazê-lo.

? Meu genro é pastor e minha filha também. Eles aplicaram para o I360 Special Immigrant-Religious worker, sec.101(a ) (27) (C) (i i) em 10/02/2005 e continuam aguardando uma decisão. Mais eu acho demorado demais, ano que vem vai fazer dez anos! É assim mesmo? Tem perigo deles serem deportados? E as crianças como ficam? Elas nasceram aí?
Com o número de recibo que você forneceu, verifiquei no site da imigração e parece que seu processo está pendente desde 2006. Isso sem dúvida nenhuma está fora do prazo de processamento da imigração que geralmente leva três anos. Seria bom você entrar em contato com o seu advogado para fazer um “follow-up” neste caso. Essa decisão deveria ter sido feita em 2009.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo