Histórico

Imigração em Dia – As dúvidas dos leitores

Esta semana, o escritório do advogado Ludo Gardini, em Pompano Beach (FL), com telefone (855)337-8440 responde às perguntas dos leitores.

Eu cheguei há 8 meses nos Estados Unidos, entrei como turista e mudei meu visto para visto de estudante. Pretendo me estabelecer por aqui, quem sabe até terminar meu curso aqui e conseguir um sponsor para patrocinar o visto de trabalho. Estou precisando de um Social ou de um ITIN para financiar um caro e alugar um apatamento. Eu moro com meu filho e minha esposa. Gostaria de saber se eu tenho direito de tirar um Social. Se não tenho direito e tirar um ITIN atrapalharia minha situação no futuro com a imigração?
GARDINI – Você tem direito de tirar o social se você estiver um curso que não seja de inglês, por exemplo se você estiver estudando para uma faculdade ou mestrado. Se você tirar o ITN isso não vai atrapalhar.

Estou nos Estados Unidos, meu visto de turista vence em setembro. Pretendo pedir extensão do visto para mais 6 meses, caso eu não consiga vou continuar aqui e cairei na ilegalidade. Se eu quiser me tornar um cidadão legal depois de algum tempo ilegal, como devo proceder?
GARDINI – O primeiro passo é não ficar ilegal. Aí existem duas maneiras mais comuns de tornar residente e cidadão, através de uma petição de família, esposa, mãe/pai, filho/filha, irmão/irmã. Ou através de uma petição de trabalho, um empregador.

Eu e minha esposa demos entrada como turistas aos EUA em 1987, ficamos ilegais e trabalhei com instalação de Cable TV até novembro de 1993. Não tivemos problemas com a imigração e com lei nenhuma. Neste tempo nasceu nossa filha nos EUA. Retornamos ao Brasil e estamos aqui há 20 anos. A filha tem a dupla nacionalidade e mora comigo no Brasil, tem 24 anos de idade, solteira. Aqui no Brasil nasceu um filho (irmão dela). Ela quer aplicar o Green Card para mim (pai) e para o irmão. Peço a gentileza de informar: 1) Quanto tempo leva o processo? 2)Eu terei problemas por ter morado ilegalmente há 20 anos nos EUA? Na entrevista com o consulado, se eles me perguntarem se morei e trabalhei ilegalmente, o que respondo? Minha filha quer voltar para os USA, porém comigo (pai dela) e o irmão. E eu também quero voltar.
GARDINI – 1) para pai e mãe o processo é imediato e leva 14 meses para conclusão, para o irmão a espera será de 13 anos. 2) Não, o castigo é de 10 anos e você já ficou o dobro fora dos EUA, e na entrevista fala a verdade, se você mentir o green card pode ser negado baseado em fraude. 3) sim o problema será o irmão, ele não terá como obter o green card rapidamente. A melhor estratégia seria pedir para ele pelo pai ou mãe, pois o tempo será mais curto.

Morei nos USA por 18 anos e há 10 anos voltei para o Brasil. Será que consulado americano aprovaria um novo visto para mim? Quais as chances de eles saberem que eu estive ilegal por todo esse tempo nos EUA?
GARDINI – A única forma de você saber a resposta da sua pergunta é aplicando para o visto.


Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo