Imigração Notícias

Imigração exigirá entrevistas pessoais para requerentes de green card via trabalho

A partir de outubro, imigrantes portadores de vistos de trabalho terão de ser entrevistados pessoalmente como parte do processo de obtenção da residência permanente

Um porta-voz do U.S. Citizenship and Immigration Services confirmou na sexta-feira (25) que o serviço passará a exigir entrevistas pessoais para estrangeiros solicitantes de green cards que solicitarem a residência permanente a partir de um visto de trabalho. Os portadores de visto parentes de refugiados que receberam asilo também terão de passar pela entrevista pessoal antes de solicitar a residência permanente, segundo o USCIS.

Durante o ano fiscal de 2015, quase 168 mil imigrantes dessas categorias obtiveram a residência permanente, de acordo com estatísticas do serviço de imigração. A maioria proveniente de vistos de trabalho, como H-1B, L1 etc. A medida é parte da intenção do governo Trump de aplicar uma “triagem rigorosa” nos pedidos de residência permanente para imigrantes.

A necessidade de entrevista pessoal não é nada tecnicamente novo. Mas atualmente o serviço dispensa o requerente da entrevista na maioria das vezes, segundo Wiliam Stock, advogado na Philadelphia e ex-presidente da AILA – American Immigration Lawyers Association. De acordo com as novas diretrizes, não haverá mais dispensas.

O advogado disse ao website Politico que a medida levará a agência “de volta para o futuro”. Até cerca de dez anos atrás, a entrevista pessoal com pessoas requerentes de green card via vistos de trabalho era um procedimento rotineiro. As dispensas se tornaram comuns na década passada, ele explica. “A imigração chegou à conclusão que na maioria das vezes a entrevista era uma enorme perda de tempo para todo mundo”, disse Stock.

Stock disse que a medida afetará o tempo de espera para a concessão do documento. Em 30 de junho, o serviço estava processando os requerimentos recebidos seis meses atrás.

A medida está prevista para entrar em vigor a partir de 1 de outubro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo