Estados Unidos Manchete

Incêndio na Califórnia é o mais mortal de todos os tempos no Estado

Camp Fire, que atinge o norte da Califórnia, já matou 42 pessoas; 200 estão desaparecidas

Fogo já matou 42 pessoas FOTO CNN
Fogo já matou 42 pessoas FOTO CNN

Bombeiros trabalham dia e noite para tentar controlar o incêndio que atinge o norte da Califórnia desde quinta-feira (9), o Camp Fire, que já deixou 42 mortos até agora e se tornou o mais mortal registrado no Estado. Já o Woolsey, que atinge o sul, deixou dois mortos. O que dificulta o trabalho dos bombeiros é o vento que passa de 60mph.  O número de vítimas ainda pode subir nos próximos dias porque 228 pessoas estão desaparecidas.

O Camp Fire, que afeta uma ampla região do condado de Butte, na cordilheira Sierra Nevada, ao norte da capital do estado, Sacramento, é o maior e mais devastador dos três que estão ativos no estado.

O sheriff do condado de Butte, Kory Honea, explicou que 13 mortos foram encontrados na segunda-feira (12). Dez deles estavam na cidade de Paradise, que tem 26 mil habitantes e que foi completamente destruída pelas chamas. Os outros três estavam na pequena cidade de Concow.

O incêndio obrigou 52 mil pessoas deixar suas casas – cerca de 1,3 mil delas estão em abrigos improvisados. Mais de 7.000 imóveis, na sua maioria casas, foram destruídos. Ele destruiu um total de 45.700 hectares e, até na noite de segunda-feira, os bombeiros só conseguiram conter 30% das chamas.

Até então, o incêndio que atingiu o Griffith Park (Los Angeles), em 1933, tinha deixado 29 mortos era considerado o mais letal da história da Califórnia, de acordo com o Departamento de Bombeiros da Califórnia (Cal Fire).

O tempo seco e os fortes ventos contribuíram para a propagação das chamas dos últimos dias. As causas dos incêndios são investigadas.

O incêndio Woolsey, no sul do estado, destruiu 37 hectares nos condados de Ventura, destruindo 435 imóveis. Duas pessoas morreram. Cerca de 30% foi contido.

Na região fica a cidade de Malibu, residência de várias estrelas de Hollywood – e de Los Angeles, ao sul do estado. No sábado (10), famosos como Lady Gaga, Kim Kardashian e Guillermo del Toro tiveram que abandonar suas casas. O ator Gerard Butler postou que sua casa em Malibu ficou completamente destruída pelas chamas.

Outro foco do incêndio, o Hills Fire, atingiu um pouco mais de 1,6 hectares. Ele permanece ativo, mas os bombeiros conseguiram controlar a maior parte das chamas. (Com informações da CNN e G1).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo