Negócios

Índice de consumo das famílias brasileiras é o melhor desde 2015

Em janeiro, pesquisa da CNC mostrou crescimento de 1,2% em comparação ao mesmo período do ano passado

José Roberto Tadros, presidente da CNC, acredita em um 2020 melhor do que o ano passado (Foto: Reprodução da TV – Tempo Online)
José Roberto Tadros, presidente da CNC, acredita em um 2020 melhor do que o ano passado (Foto: Reprodução da TV – Tempo Online)

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 97,1 pontos em janeiro, o que representa o melhor resultado do índice para um mês de janeiro desde 2015. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o crescimento foi de 1,2% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com o presidente da entidade, José Roberto Tadros, os números mostram que os consumidores continuam cautelosos quanto aos seus gastos no curto prazo, mas os números apontam um cenário mais otimista no longo prazo. “Os resultados estão alinhados com uma melhora da percepção econômica, já sinalizada pelo aumento da confiança dos empresários do comércio. E indicam que a economia brasileira deve ter um 2020 melhor do que o ano que passou”, torce Tadros.

O item acesso ao crédito apresentou aumento de 0,3% na passagem de dezembro para janeiro, após queda de 1,2% em dezembro. O indicador atingiu 91,7 pontos, o maior nível desde maio de 2015. Na comparação anual, o crescimento foi de 5,6%. Segundo a CNC, a melhora na percepção das famílias em relação ao mercado de crédito também pode ser observada pela redução da quantidade de brasileiros que acredita que comprar a prazo está mais difícil: 39% contra 39,7% em dezembro e 40,5% em janeiro de 2019.

Outro destaque da pesquisa foi o indicador renda atual, que apresentou crescimento de 3,8% em relação a janeiro do ano passado, chegando a 112,7 pontos e alcançando o maior nível desde maio de 2015. O item registrou retração no comparativo mensal, com queda de 1,3%. O item emprego atual contabilizou queda de 1,6% na passagem de dezembro para janeiro. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo