Histórico

Indústria brasileira é uma das que mais perdeu competitividade na década

O Brasil é um dos países cuja indústria mais perdeu competitividade na última década, segundo um estudo da consultoria Boston Consulting Group (BCG). O estudo analisou a competitividade de 25 economias exportadoras e tem como base um novo indicador criado pela BCG para medir os custos de produção da indústria em cada país. O anúncio foi feito na sexta-feira (25).

Ele mostra que enquanto em 2004 os custos da indústria brasileira eram 3% menores que os da indústria americana, hoje são 23% maiores. Com isso, estariam hoje no mesmo patamar da indústria italiana e belga e só seriam mais baixos que os de fabricantes australianos, suíços e franceses.

Para analisar a competitividade das empresas, o BCG considera principalmente quatro fatores: os níveis salariais dos trabalhadores, o preço da energia, os índices de produtividade em cada país e as taxas de câmbio.

Segundo a consultoria, mudanças nesses fatores alteraram de forma drástica as estruturas de custo das indústrias na maior parte dos países analisados e a capacidade de elas competirem no mercado internacional.

Ou seja, países que antes eram considerados caros, hoje estão relativamente baratos e vice versa.

O Brasil é classificado como um dos países em que as empresas estão “sob pressão”, juntamente com Rússia, China, Polônia e República Checa.

“O Brasil perdeu terreno em todas as dimensões”, diz o BCG, que atribui a “perda substancial de competitividade” da indústria brasileira ao fato do aumento de custos e apreciação cambial não terem sido acompanhados por uma alta da produtividade do trabalhador brasileiro.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo