Mundo

Jonathan, a tartaruga: animal vivo mais velho do mundo comemora 191º aniversário

Em Santa Helena, nas ilhas Seychelles, Jonathan é um tesouro nacional, aparecendo no verso da moeda local de cinco centavos

Jonathan é o animal terrestre mais velho do planeta. Foto: WP

O animal terrestre vivo mais velho do mundo – uma tartaruga gigante das Seychelles chamada Jonathan – está prestes a celebrar o seu 191º aniversário. O ano de nascimento estimado de Jonathan é 1832. A criatura viveu a guerra civil dos EUA, a maior parte do reinado da Rainha Vitória, a ascensão e queda da União Soviética e duas guerras mundiais. Mas a tartaruga gigante se mostrou bem à frente de seu tempo, vivendo um romance homossexual que durou 26 anos.

Jonathan começou a acasalar com sua colega tartaruga Frederica ao ser apresentado a “ela” em 1991. Curiosamente, o casal nunca reproduziu, até que um especialista descobriu que Frederica, na verdade, era macho. “As diferenças de sexo entre as tartarugas não são tão óbvias como na maioria dos animais, dependendo de pistas como o formato do estômago e o formato dos entalhes em suas carapaças”, explicou o veterinário Joe Hollins. Cerca de 500 espécies diferentes de animais foram documentadas como envolvidas em relações bissexuais e homossexuais, incluindo leões, pinguins e macacos.

Em Santa Helena, nas ilhas Seychelles, Jonathan é um tesouro nacional, aparecendo no verso da moeda local de cinco centavos. Agora cego e sem olfato, ele passa os dias vagando livremente pelos terrenos da casa do governador. “Jonathan está com boa saúde e todas as indicações no momento nos dão esperança de que ele chegará ao seu terceiro século – se é que ainda não o fez!”, Hollins disse ao Guinness World Records.

A sua idade é uma estimativa. “As pessoas costumam nos perguntar a data do aniversário de Jonathan. A resposta é que não sabemos”, diz o site da Ilha de Santa Helena. “[Mas] há precedentes para esta atribuição arbitrária de uma data de celebração. Os cristãos comemoram o aniversário de Jesus em 25 de dezembro, mas não há nada que sugira que este seja realmente o seu aniversário”, explica.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo