Estados Unidos Geral

Jornal britânico critica Brasil por carnaval ‘enquanto mundo protesta contra guerra’

Matéria causou incômodo em muitos brasileiros, que reagiram ao artigo nas redes sociais

Carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2020 (foto: Fernando Maia/Riotur/Divulgação)

O jornal britânico Daily Mail publicou uma matéria na terça-feira (1) criticando o carnaval no Brasil, que acontece ainda em meio à pandemia de covid-19, e no contexto uma guerra.  “Milhares estão tomando as ruas do Rio de Janeiro para comemorar o mundialmente famoso feriado de carnaval, apesar de autoridades brasileiras adiarem eventos devido à onda de ômicron, e enquanto o resto do mundo se preocupa com a invasão da Ucrânia pela Rússia”, diz a publicação.

O jornal comparou a atitude dos brasileiros a de outros países. Na Alemanha, cita a reportagem, os foliões trocaram as festas de carnaval por um protesto para pedir paz. “Também houve manifestação nos EUA, onde vários monumentos foram iluminados com as cores da bandeira ucraniana”, menciona o texto.

A matéria causou incômodo em muitos brasileiros, que foram ao Twitter questionar se o resto do mundo também se manifestou quando crises humanitárias envolvendo países não europeus aconteceram.  “O mundo nunca se importou e fez algo pelo Brasil, temos 800 mortes diárias por covid, enchentes destruindo cidades, acidentes ambientais causados por grandes empresas em outros países, e ninguém nunca levantou uma colher para ajudar o Brasil”, disse um usuário do microblog. “A felicidade é gratuita. A vida é preciosa demais para se preocupar com queixas. Eu gostaria que o mundo tivesse se unido contra a invasão da OTAN na Líbia, Síria e muitos outros países indefesos na terra do jeito que estão com a Ucrânia”, afirmou um outro leitor.  Os internautas brasileiros também lembraram que outros eventos na Europa não foram cancelados por conta da guerra, como os campeonatos de futebol e a Semana de Moda em Milão, que terminou na sexta-feira (28). 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo