Jornal britânico critica Brasil por carnaval ‘enquanto mundo protesta contra guerra’

Matéria causou incômodo em muitos brasileiros, que reagiram ao artigo nas redes sociais

0
1026
Carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2020 (foto: Fernando Maia/Riotur/Divulgação)

O jornal britânico Daily Mail publicou uma matéria na terça-feira (1) criticando o carnaval no Brasil, que acontece ainda em meio à pandemia de covid-19, e no contexto uma guerra.  “Milhares estão tomando as ruas do Rio de Janeiro para comemorar o mundialmente famoso feriado de carnaval, apesar de autoridades brasileiras adiarem eventos devido à onda de ômicron, e enquanto o resto do mundo se preocupa com a invasão da Ucrânia pela Rússia”, diz a publicação.

O jornal comparou a atitude dos brasileiros a de outros países. Na Alemanha, cita a reportagem, os foliões trocaram as festas de carnaval por um protesto para pedir paz. “Também houve manifestação nos EUA, onde vários monumentos foram iluminados com as cores da bandeira ucraniana”, menciona o texto.

A matéria causou incômodo em muitos brasileiros, que foram ao Twitter questionar se o resto do mundo também se manifestou quando crises humanitárias envolvendo países não europeus aconteceram.  “O mundo nunca se importou e fez algo pelo Brasil, temos 800 mortes diárias por covid, enchentes destruindo cidades, acidentes ambientais causados por grandes empresas em outros países, e ninguém nunca levantou uma colher para ajudar o Brasil”, disse um usuário do microblog. “A felicidade é gratuita. A vida é preciosa demais para se preocupar com queixas. Eu gostaria que o mundo tivesse se unido contra a invasão da OTAN na Líbia, Síria e muitos outros países indefesos na terra do jeito que estão com a Ucrânia”, afirmou um outro leitor.  Os internautas brasileiros também lembraram que outros eventos na Europa não foram cancelados por conta da guerra, como os campeonatos de futebol e a Semana de Moda em Milão, que terminou na sexta-feira (28).