Imigração Notícias

Juiz ordena que ICE libere comerciante brasileiro preso em dezembro em Massachusetts

Magistrado determinou que o ICE não poderia manter Gildazio Martins Oliveira preso. Brasileiro dono do Tropical Café está nos EUA desde 1999 e é casado com uma cidadã americana

Gil é muito querido pela comunidade brasileira em Massachusetts (Foto Reprodução Facebook)

Um juiz federal de Boston, Massachusetts, determinou que o brasileiro Gildazio Martins de Oliveira seja liberado sob fiança de $8 mil. Na sexta-feira (9), o juiz Dennis Saylor disse que o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) não tem base legal para mantê-lo preso. Gil do Tropical Café, como é conhecido, foi detido no trânsito no dia 4 de dezembro e levado para a prisão em Plymouth, MA. Ele está nos EUA desde 1999 e é casado com uma cidadã americana.

Segundo o magistrado, Gil foi preso com base em uma lei aplicável a estrangeiros que chegaram há menos de dois anos, o que não é o caso.  O governo argumentou que o advogado de Gil o incluiu em um processo coletivo contra o governo, que reúne imigrantes da Califórnia e de Massachusetts, portanto, Gil não teria o benefício de processar o governo de forma individual. O juiz negou isso.

O juiz Saylor então exigiu que os advogados do governo se explicassem. Em tribunal, eles admitiram que, como em quase todos os outros casos semelhantes ao do brasileiro, os juízes em Boston concluíram que a lei de fronteira não se aplica, portanto, não perderiam o tempo do tribunal. Com isso, o juiz ordenou na sexta-feira, 9, o superintendente da Instalação Correcional do Condado de Plymouth, Antone Moniz, para libertar o Gil do Tropical assim que ele apresentasse prova de que sua família pagou a fiança.

Não há informações sobre se Gil já foi liberado. O juiz não concedeu nenhum benefício imigratório ao brasileiro, mas disse que poderá dar entrada na residência permanente por meios legais.

Gil é baiano e coproprietário do Tropical Café de Marlboro há 18 anos e da filial do restaurante em Framingham há 14 anos. Além do ramo de restaurantes, Gil também é produtor de shows. Ele já trouxe diversas estrelas do Brasil para fazer shows nos EUA. (Com informações do Universal Hub e da Hora da Notícia).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo