Negócios

LATAM exige reconhecimento facial para emissão com milhas após ministro ser roubado

Até o momento, a verificação facial tem sido exigida apenas em algumas transações, além da tradicional verificação de dois fatores via SMS

Latam também vai cobrar por assento marcado
Latam Airlines

Na sequência do roubo de milhas de um Ministro do Governo Federal, a LATAM anunciou mudanças em seu programa de fidelidade para garantir maior segurança nas transações. Na quinta-feira (29), o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, revelou ao jornal Estadão que 486 mil milhas de seu programa LATAM Pass foram retiradas de sua conta sem sua autorização.

Este incidente não se restringiu apenas ao Ministro, afetando também outros membros do governo federal, especialmente deputados. Todos os afetados registraram Boletins de Ocorrência e a Polícia Legislativa está conduzindo uma investigação sobre o caso. A LATAM reconheceu os problemas e iniciou o processo de restituição para os funcionários públicos afetados, porém, avaliando cada caso individualmente e não de forma automática.

Nesta semana, diversos passageiros relataram ao AEROIN que, para a emissão de passagens utilizando milhas do LATAM Pass, seja para si próprios ou para terceiros, têm sido submetidos a um processo adicional de verificação facial, além da tradicional verificação de dois fatores via SMS que já era comum nas transações.

Até o momento, a verificação facial tem sido exigida apenas em algumas transações e, de acordo com os relatos dos passageiros, não tem impedido efetivamente as emissões, servindo apenas como mais uma camada de segurança. Contudo, ainda não está claro se essa medida afetará aqueles que vendem milhas para terceiros, principalmente através de sites, onde não há conhecimento prévio do beneficiário final.

Questionada sobre as mudanças, a LATAM informou que “a tecnologia de reconhecimento facial e biometria é mais uma das suas iniciativas de transformação digital e vem sendo aplicada de forma gradativa em diversos processos, tendo o início de sua aplicação em janeiro de 2023”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo