Leia se você usa celular em viagens

0
3780
Celular

Em minhas primeiras viagens ao exterior para falar com alguém no Brasil eu tinha que ligar a cobrar – pagando uma nota por ligação, mas era a única forma de se comunicar. Cada país tinha um número da Embratel para fazer a ligação, era um porre ter que lembrar de levar o número na viagem, já que não existia a internet para consultar caso esquecesse de levar.

Quando apareceram os celulares com internet, esse desperdício de dinheiro praticamente acabou – ou quase. Usar telefone celular brasileiro em viagens internacionais sai muito caro (= roubo), mas inventaram aplicativos para fazer ligações através da internet que muitas vezes não custam nada. Só que as empresas de telefonia tiveram que arrumar outro jeito (desonesto) de recuperar o que estavam perdendo.

Começaram a “oferecer” planos de internet pelo celular no exterior, bastava responder um torpedo que enviavam assim que você ligava o celular e o serviço era ativado, por uma fortuna diária. Aí, como ninguém usava, resolveram ativar por conta própria como uma “facilidade” aos viajantes – foi isso que a atendente me disse quando eu liguei para questionar uma cobrança de internet. Extornaram o valor e desde então eu vinha desligando o 3G/4G/Sei-lá-ó-quê-G ao sair do Brasil, e se precisasse falar com alguém com urgência, mandava um torpedo (acho que custa um dólar por mensagem) ou procurava um wi-fi para ligar através do Skype ou Whatsapp.

Pensaram que eles iram deixar por isso mesmo? Nananina… agora, se você mandar UM torpedo, o serviço de internet será ativado e cobrado uma mera taxa de 39 reais por DIA!!! Estranhei minha conta alta e liguei lá, a atendente disse que era um “serviço novo” e que desta vez ela estornaria o serviço, mas da próxima eu teria que pagar! Pois bem, agora eu deixo o celular no modo avião e só ligo o wi-fi. Queria saber se a ANATEL está a par disso ou se alguém está ganhando um por fora para deixar para lá. Como é possível um serviço que usa as linhas telefônicas (torpedo), ativar a internet que sequer está ligada no celular? Ô bando de larápios, me expliquem isso!

Me perguntam por que não compro um chip pré-pago – respondo que é um saco ter que colocar no celular e reconfigurar Whatsapp e o resto (nem sei o que mais), só que terei que começar a fazer isso.

Então, repassando, se você viaja ao exterior:

– DEIXE O APARELHO EM MODO AVIÃO, OU NÃO MANDE TORPEDOS A MENOS QUE QUEIRA PAGAR 39 REAIS POR DIA. Não é tão sofrível assim ficar offline por algumas horas até voltar ao hotel, lembre-se que no passado as pessoas conseguiam viajar sem o aparelho, ligue para a família quando tiver wi-fi.

– SE ALGUÉM LIGAR, NÃO DEIXE TOCAR VÁRIAS VEZES OU IRÃO COBRAR COMO SE TIVESSE ATENDIDO (é, isso também já aconteceu comigo).

Ah, não vou dizer o nome da minha operadora, só dar uma dica: começa com Vi e termina com vo. Se te cobrarem algo absurdo, ligue e reclame – eles devolvem o dinheiro sem questionar. (sabem que estão nos roubando, e se entrar na justiça contra eles, ganharia muito mais).

Como a falecida Dercy Gonçalves dizia, “Ô gente desonesta do ΜΝ]η!∀+!”