Língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo 

Idioma é usado por 260 milhões de pessoas

0
616
Além de Brasil e Portugal, o idioma é bastante falado em alguns países africanos (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Além de Brasil e Portugal, o idioma é bastante falado em alguns países africanos (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

DA REDAÇÃO – O Instituto Camões informou na quinta-feira (5), Dia Mundial da Língua Portuguesa, que 260 milhões de pessoas (3.7% da população mundial) falam o idioma, o quarto mais usado, depois do mandarim, inglês e espanhol. O português é a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau. 

Este ano, as comemorações oficiais da data ocorrem no Brasil, onde está o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Para ele, o futuro da língua portuguesa depende de cada cidadão que fala e escreve o idioma. Antes de viajar para o Brasil, Silva gravou um vídeo em que homenageia a data e fala dos seus significados.

A terceira edição do Dia Internacional da Língua Portuguesa será marcada por 139 ações em 52 países, com Angola e o Brasil a assumirem os principais destaques. Boa parte das iniciativas é organizada em cooperação com os países da CPLP.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em novembro de 2019, é comemorada este ano de forma mais organizada, já que as edições anteriores foram limitadas pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Além de Angola, que assume a presidência rotativa da CPLP e organiza, entre outros eventos, um festival em Luanda com o nome da comunidade lusófona, Moçambique e Cabo Verde destacam-se na África como países com maior número de atividades programadas. As informações são da RTP – Rádio e Televisão de Portugal.