Histórico

Lula assina decreto que beneficia brasileiros no Exterior

Presidente institui a Conferência de Brasileiros no Mundo e cria o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 15 de junho de 2010, o Decreto nº 7.214, que, entre outras medidas, estabelece princípios e diretrizes da política governamental para as comunidades brasileiras no exterior, institui as Conferências “Brasileiros no Mundo” (CBM) e cria o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE).

O Decreto amplia o conjunto de ações que o Itamaraty já desenvolve para aprimorar o atendimento consular e o apoio aos cerca de 3 milhões de compatriotas que vivem fora do Brasil. O CRBE será composto por 16 emigrados brasileiros e terá por objetivo colher as demandas dos brasileiros no exterior e colaborar com o MRE para o seu atendimento. As Conferências “Brasileiros no Mundo”, realizadas em 2008 e 2009 pela Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior e pela Fundação Alexandre de Gusmão, ambas unidades do Itamaraty, tornam-se evento regular anual.

Informações mais detalhadas sobre o Decreto e sobre as primeiras eleições para o CRBE estarão disponíveis no portal “Brasileiros no Mundo”, (www.brasileirosnomundo.mre.gov.br).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo