Histórico

Lula quer liderar cruzada contra a pobreza e a fome a partir de 2011

Presidente garantiu que não quer cargo na ONU e descarta volta em 2014, como sugeriu Berlusconi

guns de seus assessores diretos e até companheiros de partido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não pretende se candidatar novamente em 2014 nem tampouco almeja um cargo nas Nações Unidas. Ele também descarta viajar o mundo para proferir palestras, como fazem muitos presidente quando deixam o cargo. Em artigo publicado no jornal britânico “Financial Times”, Lula disse que pretende atuar, a partir de 2011, em projetos que beneficiem países da América Latina, do Caribe e da África.

“Depois de deixar a presidência, quero continuar a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. No nível internacional, pretendo concentrar a minha atenção em iniciativas para beneficiar países da América Latina e Caribe, e o continente da África. O Brasil tem muita experiência que pode compartilhar. Não podemos ser uma ilha de prosperidade cercada por um mar de pobreza e injustiça social”, afirmou Lula, no ensaio intitulado “O destino de uma nação”.

Lula aproveitou o espaço para destacar os avanços de seu governo e ressaltar a projeção internacional que o país ganhou: “Ao chegar perto do fim do meu segundo mandato como presidente, o que me deixa particularmente orgulhoso é o lugar que o Brasil passou a ocupar no mundo nos últimos anos, junto com outras nações emergentes. Com elas, estamos criando a base de uma nova economia internacional e geografia política”, afirmou o brasileiro.

Enfaticamente, Lula descartou a intenção de ocupar um cargo na Organização das Nações Unidas (ONU) ou qualquer instituição em que possa trabalhar como líder de países subdesenvolvidos, mas quer sim dedicar seu tempo para trocar experiências de coisas bem-sucedidas no Brasil. Ele também rechaçou as palavras do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que sugeriu que Lula se preparava para voltar à Presidência, no futuro. “Eu me contentarei em ser cabo eleitoral nas duas próximas eleições”, finalizou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo