Estados Unidos Manchete

Lula viaja aos EUA na quinta-feira (9) e tem encontro marcado com Biden, Bernie Sanders e AOC

A agenda do presidente brasileiro deve concentrar em único dia encontros com o presidente Biden, reuniões com parlamentares democratas e entrevistas com jornalistas americanos

Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, nesta quinta-feira (9), para os Estados Unidos, cumprindo uma agenda de reuniões que deve concentrar em único dia encontros com o presidente Joe Biden, reuniões com parlamentares do campo progressista e entrevistas com jornalistas norte-americanos. A última vez que Lula fez uma visita oficial a Washington foi em março de 2009, quando cumpria seu segundo mandato, em encontro com o então presidente Barack Obama.

Marcada para a tarde de sexta-feira (10), na Casa Branca, a reunião entre Lula e Biden acontece cerca de um mês depois dos ataques aos Três Poderes em Brasília, episódio que levou o presidente americano a fazer uma ligação para o atual mandatário brasileiro, convidando-o a visitar o país. Segundo a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre, os líderes devem discutir o “apoio dos EUA à democracia brasileira e como os dois países podem continuar a trabalhar juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo”. Assuntos como migração, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e questões de segurança também estão em pauta.

Lula também deve se reunir com o senador Bernie Sanders e a congressista Alexandria Ocasio-Cortez. Segundo apurou o jornal Poder360, o encontro foi proposto pelos políticos democratas, que já expressaram apoio ao petista em diversas ocasiões. Em outubro do ano passado, Sanders organizou com outros parlamentares uma petição para que o presidente Joe Biden se posicionasse contra as manifestações anti-democráticas ocorridas durante a gestão de Jair Bolsonaro. Já a congressista AOC, depois do episódio de 8 de janeiro, defendeu que os Estados Unidos não deveriam conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida.

O presidente brasileiro viaja acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Há ainda a expectativa de que outros nomes participem da viagem, caso da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O retorno de Lula ao Brasil está previsto para sábado (11).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo