Ciência e Tecnologia Geral

Maior foguete do mundo decola hoje de Cabo Canaveral

Delta IV leva no bico satélite-espião vital para a segurança nacional

Delta IV, pronto para o lançamento (Ken Kremer/kenkremer.com)

DA REDAÇÃO, COM UNIVERSE TODAY — O maior foguete do mundo vai decolar neste sábado (11) de Cabo Canaveral (FL), depois de dois dias de atraso por causa do mau tempo, levando no bico um satélite-espião do NRO (National Reconnaissance Office).

O poderoso Delta IV de três motores vai subir à 1:51 p.m., horário do leste americano, levando uma carga avaliada em mais de $1.5 bilhões, o satélite denominado NROL-37, crítico para a segurança nacional.

Entretanto, em se tratando de um lançamento relacionado à segurança nacional, a hora exata da decolagem pode variar.

Quase nada se sabe sobre a carga de hoje. O que se sabe é que ela é vital para a segurança nacional, classificada como altamente secreta e que o satélite de vigilância NROL-37 ficará numa órbita geosincrônica a 22.300 milhas de distância da Terra.

Entre as possíveis tarefas do NROL-37 estão espionagem, escuta, observação espectroscópica, detecção de mísseis e muito mais. Informações dão conta de que é um dos maiores satélites já lançados, pesando cerca de cinco toneladas, com uma antena de quase cem metros.

Testemunhar um Delta IV cruzar o céu em direção ao espaço não é uma coisa que acontece todo dia. Ele é impulsionado por três estágios (Common Core Boosters – CBCs), dois acoplados externamente e alimentados por combustível líquido. Cada estágio tem um motor RS-68, com 2.1 milhões de libras de empuxo cada, sedentos por oxigênio e hidrogênio líquidos.

Os moradores da Treasure Coast da Flórida poderão observar a olho nu o foguete em sua trajetória para o espaço. Quem mora na região de Orlando também poderá ver o Delta, e é possível que até mesmo os moradores do sul da Flórida, especialmente nos condados de Palm Beach e Broward, possam ver pelo menos o rastro de fumaça nos céus do Sunshine State, se olharem para o céu norte logo após o lançamento.

Quem quiser também pode acompanhar o lançamento pela Internet, no endereço http://www.ulalaunch.com/delta-iv-heavy-to-launch-nrol37.aspx.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo