Imigração

Mais da metade da população imigrante vive em quatro estados dos EUA

Levantamento mostra ainda que metade dos imigrantes é de origem latino-americana

População imigrante chega a 46,2 milhões de pessoas nos EUA (Foto USCIS)

A maioria dos imigrantes que vive hoje nos Estados Unidos mora em quatro estados: Flórida, Califórnia, Texas e New York, de acordo com informações do último censo populacional. O levantamento mostra que, em 2022, a população de estrangeiros nos Estados Unidos era estimada em 46,2 milhões de pessoas, ou 14% da população. Os números são comparativos a 2010, quando foi realizado o censo mais recente.

Esses quatro estados viram o número de estrangeiros dobrar nos últimos 12 anos. Na Califórnia, New Jersey, New York e Flórida, os imigrantes compõem mais de 20% da população de cada estado. West Virgínia é o estado com o menor número de estrangeiros do País, com apenas 1,8% dos moradores.

Desse total de estrangeiros, mais da metade é originária de países da América Latina. O número de mexicanos caiu em mais de 1 milhão em 12 anos e o de estrangeiros vindos da América do Sul e Central cresceu em 2,1 milhões de pessoas. Já a presença de africanos passou de 4% para 6%.

O levantamento foi divulgado em um momento que as discussões sobre imigração estão acaloradas entre democratas e republicanos. O presidente Joe Biden, candidato à reeleição, está tendo dificuldades para conter o fluxo de imigrantes que chega todos os dias pela fronteira.

O Census Bureau não divulgou o número de imigrantes que estão legalizados no País, já que esta é uma pergunta não obrigatória no questionário. O censo mostra, ainda, que a população imigrante investiu mais em educação nos últimos 12 anos.

(Com informações da NBC)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo