Notícias

Mais de dez mil imigrantes indocumentados foram mandados de volta na fronteira dos EUA com o México

Segundo Departamento de Homeland Security, imigração ilegal na fronteira caiu 56% desde o início da pandemia do coronavírus; voos fretados com deportados continuam sendo mandados a vários países

Texas prepara legislação severa contra imigração ilegal. Foto: Donna Burton – US Border Patrol

Autoridades imigratórias já mandaram de volta cerca de 10 mil imigrantes indocumentados que se apresentaram na fronteira dos Estados Unidos com o México desde o dia 21 de março.

Segundo informações do Washignton Post, com o País em estado de emergência devido à pandemia do coronavírus, os agentes mandam de volta todos que tentam entrar e não têm documentos legais para entrar nos EUA.

Segundo o Customs and Border Protection (CBP), a imigração ilegal na fronteira caiu 56% no mês de março. “Pessoas indocumentadas são impedidas de entrar imediatamente. Não é sobre imigração, é sobre saúde pública”, disse Mark Morgan, do CBP.

A fronteira dos EUA com o México está fechada para viagens não essenciais desde o dia 20 de março e isso inclui não admissão de imigrantes em busca de asilo.

Voos com deportados

Na sexta-feira (10), Trump reiterou que os voos com imigrantes indocumentados estão sendo enviados normalmente mesmo com a pandemia do coronavírus. O presidente disse que países que não aceitarem esses imigrantes sofrerão sanções imigratórias.

Trump enviou um memorando ao Secretário de Estado, Mike Pompeo, solicitando a criação de um plano para punir países que não aceitarem seus cidadãos, que tentaram entrar nos EUA.

O Brasil já recebeu pelo menos 13 voos com imigrantes que tentaram atravessar ilegalmente a fronteira. Cerca de 800 brasileiros já foram deportados. O último voo chegou ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 3 de abril.

Nesse voo estavam 37 pessoas. De acordo com a assessoria de imprensa da BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, caso algum passageiro demonstre sintomas gripais, ele é encaminhado a um setor de atendimento médico.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo