Mundo

Março bate recorde de calor e marca 10º mês seguido de temperaturas acima da média no planeta

Desde junho do ano anterior, cada mês tem sido mais quente que o anterior, segundo observatório europeu Copernicus (C3S)

Março registra recorde de calor global. Foto: Severe Weather Europe

Março de 2024 entra para a história como o mais quente já registrado, marcando o décimo mês consecutivo de temperaturas recordes em todo o mundo. Desde junho do ano anterior, cada mês tem sido mais quente que o anterior, culminando agora com março atingindo níveis sem precedentes de calor. A informação é do relatório divulgado pelo observatório europeu Copernicus (C3S) nesta segunda-feira (8)

Além disso, o número de dias em que a temperatura global ultrapassou 1,5°C, considerado o “limite seguro” pelas mudanças climáticas, atingiu um novo máximo, destacando a urgência de ações para combater o aquecimento global.

O Copernicus informou que os meses entre abril de 2023 e março de 2024 foram considerados os 12 mais quentes no planeta, com temperatura 1,58ºC acima da média da era pré-industrial, no século 19.

Os cientistas do observatório europeu afirmaram que a principal causa do calor acima da média são as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o El Niño também contribuiu para o aumento da temperatura nos últimos meses.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo