Com a chegada do outono e a queda nas temperaturas, começam a pipocar anúncios nas farmácias sobre o “flu shot”, a vacina contra a gripe, e é comum a dúvida: quem deve tomar?
A vacina protege contra o vírus H1N1, a gripe A ou gripe suína, e outras duas formas do vírus influenza que incidem com maior intensidade em épocas mais frias. Para idosos, a dose da vacina é maior.
A gripe, diferentemente do resfriado, é uma infecção respiratória grave que pode causar sérias complicações, em especial, em pessoas com a imunidade baixa, em crianças e pessoas acima de 65 anos. Entretanto, os médicos alertam que é importante todo mundo tomar.
O médico Eugenio Menendez lembra que a gripe é uma infecção causada por vírus e por isso pode vir acompanhada de sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, tosse seca e dores musculares. Os sintomas podem persistir por vários dias e geralmente o paciente está totalmente curado em uma semana. No entanto, salienta o médico, complicações podem ocorrer transformando o caso em algo mais grave, como pneumonia. “Por isso todo mundo, acima de seis meses de idade, deveria tomar a vacina”, reforça Menendez.
Ele acrescenta ainda que pessoas em situação de risco, como idosos, trabalhadores na área de saúde, pessoas com histórico de diabetes, problemas de coração, rins, pulmão e doenças do sistema imunológico devem ser os primeiros a tomar a vacina. “Esses precisam tomar a vacina para prevenir porque estão mais expostos e adquirir o vírus seria muito perigoso”, esclarece o médico que atende em sua clínica em Pompano Beach e oferece atendimento em português, inglês e espanhol.
A clínica Pompano Beach Internal Medicine (1600 East Atlantic Blvd – (954) 946-7171) também é autorizada pelo estado a oferecer vacinas para turistas que se deslocam para regiões com indícios de febre amarela.