Negócios

Meta reforça medidas de segurança juvenil no Facebook e Instagram

Anúncio ocorre em meio a uma crescente crítica enfrentada pela Meta em relação ao potencial impacto negativo de suas plataformas sobre os adolescentes

Meta cria novas ferramentas de proteção para adolescentes. Foto: Meta

Em um comunicado divulgado na terça-feira (9), a Meta anunciou uma expansão significativa de seus esforços voltados à segurança dos jovens, introduzindo novas configurações destinadas a usuários adolescentes tanto no Facebook quanto no Instagram. Essas medidas incluem restrições de conteúdo e ocultação de resultados de pesquisa relacionados a temas sensíveis, como automutilação e suicídio.

A gigante de mídia social revelou que as novas políticas se somarão a um conjunto já existente de mais de 30 ferramentas de bem-estar e supervisão parental, todas projetadas para proteger os usuários jovens. Esse anúncio ocorre em meio a uma crescente crítica enfrentada pela Meta nos últimos meses, especialmente em relação ao potencial impacto negativo de suas plataformas sobre os adolescentes.

No mês de novembro passado, Arturo Bejar, um ex-funcionário do Facebook que se tornou denunciante, testemunhou perante um subcomitê do Senado, alegando que altos executivos da Meta, incluindo o CEO Mark Zuckerberg, ignoraram durante anos os alertas sobre os danos causados aos adolescentes em suas plataformas, em particular no Instagram. Bejar destacou preocupações específicas sobre o assédio sexual de adolescentes por estranhos na plataforma.

Em sua mais recente postagem no blog anunciando as atualizações de terça-feira, a Meta expressou o desejo de proporcionar “experiências seguras e apropriadas à idade” para os adolescentes em seus aplicativos. A empresa informou que começará a ocultar automaticamente “conteúdo impróprio para a idade”, como postagens relacionadas a automutilação, transtornos alimentares, nudez ou produtos restritos, dos feeds e histórias de adolescentes, mesmo que compartilhados por contas seguidas. Além disso, todos os adolescentes no Facebook e Instagram serão configurados com as recomendações de conteúdo mais restritivas por padrão, dificultando a localização de material potencialmente sensível por meio de pesquisas ou exploração, uma política anteriormente aplicada apenas a novos usuários adolescentes. Estas mudanças devem ser implementadas nos próximos meses para usuários com menos de 18 anos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo