Comunidade Manchete

Morador de Broward contrai ameba que “come” cérebro

Ameba é encontrada em água doce sendo letal em 97% dos casos

Ameba comedora de cérebro
Ameba comedora de cérebro

Uma pessoa não identificada e moradora do Condado de Broward foi contaminada, na última semana, pela temida e letal ameba “comedora de cérebro, a Naegleria fowleri que habita águas doces e quentes. Ela está internada e seu estado de saúde não foi informado.

Naegleria fowleri é frequentemente encontrada em água doce, como lagos, rios e nascentes de água quente. Esse parasita nada livremente e, em geral, entra no corpo pelo nariz, enquanto as pessoas nadam ou mergulham. Ele pode, então, chegar até o cérebro e causar uma infecção devastadora.

Os sintomas iniciais costumam começar dentro de um a sete dias e podem incluir dor de cabeça, febre, náusea e vômitos. A doença progride rapidamente, e outros sinais comuns são rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio, convulsões e alucinações. Além disso, a infecção destrói o tecido cerebral e pode causar edema (acúmulo de líquido) e morte.

“O Departamento de Saúde da Flórida confirmou que uma pessoa de Broward foi infectada pela Naegleria fowleri. Acreditamos que seja um caso isolado, já que o indivíduo nadou em um local com água não tratada e em propriedade privada”, disse a porta-voz do departamento, Mara Gambineri.

Agentes de saúde estão no local da contaminação para análise da água e para advertir moradores sobre os perigos de contrair a ameba.

Sintomas

Qualquer pessoa que tenha tido contato com lagos de água doce e tenham febre, dor de cabeça e náusea devem procurar atendimento médico imediatamente.

A Flórida está entre os 12 estados que têm notificação de casos da ameba. No dia 5 de agosto uma menina de 11 anos que nadou no Edisto River em South Carolina morreu. Em Ohio, um jovem de 19 anos também morreu no início de junho.

Em 138 casos conhecidos desde 1962, apenas três pessoas sobreviveram. Em todos esses anos na Flórida, já foram notificados casos nos condados de Baker, Brevard, Citrus, Hendry, Lee, Madison, Orange, Pasco, Pinellas, Polk, Putnam, Palm Beach e Seminole.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo