Notícias

Mudanças na imigração devem demorar para ser implantadas

Mudanças levarão tempo, mesmo “meses”, por causa do dano causado após quatro anos de decisões do governo de Donald Trump

Costums and Border Patrol (CBP) monitoram redes usadas pelos traficantes (Foto: Flickr)
Número de pessoas barradas na fronteira bateu recorde em abril (Foto Flickr)

A restituição do sistema de asilo, do Status de Proteção Temporária (TPS), do DACA. Todos estes são temas que o governo de Joe Biden planeja abordar desde o início de seu governo. Mas sua equipe alerta os imigrantes que as mudanças não ocorrerão da noite para o dia. Elas levarão tempo, mesmo “meses”, por causa do dano causado após quatro anos de decisões do governo de Donald Trump.

“A infraestrutura está muito danificada”, disse uma porta-voz da equipe de transição do governo entrante em uma coletiva com repórteres na semana passada ao falar sobre o resultado da revisão das instituições. “É um desafio enorme porque a Administração Trump danificou muitas coisas”.

O caso dos solicitantes de asilo que se encontram parados na fronteira sob o programa ‘Fique no México’ é o primeiro. Eles afirmaram que pretendem trabalhar com organizações não governamentais nas cidades em que estão os imigrantes para facilitar o processamento ao priorizar os casos:

“Começaremos com os mais vulneráveis”, explicaram.

Sem dar maiores detalhes, a equipe de Biden informou que esse “dano” afeta o processamento dos imigrantes e os métodos devem ser reestabelecidos. Aos desafios enfrentados, soma-se a pandemia de covid-19: “Temos de estar seguros que estamos protegendo os solicitantes de asilo e aqueles que processam seus casos”, disse outra das porta-vozes, revelando que, assim que forem atendidos os casos mais urgentes, começará a ser resolvido gradualmente o restante.

Entre as medidas que serão reinstauradas estão aquelas nas quais as causas de asilo voltem a ser consideradas, como a violência doméstica e de quadrilhas, eliminadas durante a gestão de Jeff Sessions como advogado geral da União.

O programa ‘Fique no México’, também conhecido como Protocolos de Proteção de Migrantes (PPM), foi criado pelo governo Trump em janeiro de 2019 a fim de enviar os solicitantes de asilo para esperar seus casos do lado mexicano, nas cidades mais perigosas da fronteira. Isto foi feito desobedecendo leis, acordos e regulamentos vigentes no país por anos. Em quatro anos de seu governo e sem pedir autorização do Congresso destruiu o sistema imigratório construído pelos últimos nove presidentes dos Estados Unidos.

Até agora, quase 70,000 pessoas foram devolvidas sob o programa PPM a fim de esperar durante meses a solução de seus casos de asilo, sem nenhuma proteção de seus direitos nem sequer por parte do governo do México. Os imigrantes ficam deixados à própria sorte em acampamentos improvisados nas avenidas, como o de Matamoros; durmindo na rua ou em albergues que em alguns casos lhes garanten estadias limitadas. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo