Nancy Pelosi se reúne com presidente da Ucrânia em Kiev

Presidente da Câmara reforçou apoio dos EUA aos aliados ucranianos

0
407
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky recebe a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi (Foto: Serviço de Imprensa Presidencial da Ucrânia/Distribuído via REUTERS

A presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi fez uma visita não anunciada a Kiev, capital da Ucrânia, no sábado (30). Pelosi se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e reforçou o apoio dos EUA à nação em guerra com a Rússia.

“Obrigado aos Estados Unidos por ajudar a proteger a soberania e a integridade territorial de nosso Estado”, tuitou Zelensky em uma mensagem postada no Twitter. “O governo dos Estados Unidos é um líder no sólido apoio à Ucrânia na luta contra a agressão russa”, acrescentou o presidente ucraniano.

Durante a visita, os dois anunciaram o retorno progressivo da presença diplomática de Washington em Kiev e uma ajuda adicional, direta e indireta, de mais de $700 milhões.

“Nós estamos fazendo essa visita para agradecer por sua luta pela liberdade, sua luta é a nossa luta, a luta de todos. Nós nos comprometemos a estar aqui com vocês até o fim dessa batalha”, ressaltou a democrata.

Na delegação de Pelosi à Ucrânia estavam os democratas Gregory Meeks, Adam Schiff e Jim McGonvern, entre outros. Depois do encontro em Kiev, a delegação seguiu para a Polônia para se encontrar com soldados americanos.