Estados Unidos

Nasa realiza a primeira operação no espaço só com mulheres

Duas astronautas americanas fizeram trabalho de manutenção na estação espacial

Jessica e Christina estão no programa espacial desde 2013 (Foto: NASA/Divulgação)
Jessica e Christina estão no programa espacial desde 2013 (Foto: NASA/Divulgação)

As astronautas norte-americanas Christina Koch e Jessica Meir fizeram história nesta sexta-feira. Elas foram as primeiras astronautas a participar de uma caminhada espacial só de mulheres e realizaram a manutenção da parte elétrica da estação da Nasa em órbita da Terra e a substituição de duas baterias com defeito. Nunca na história da exploração espacial duas mulheres participaram juntas desse tipo de atividade.

Desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira, o feito foi transmitido em tempo real pelo canal oficial da Nasa no Youtube (www.nasa.gov/multimedia/nasatv), onde foi possível acompanhar até as conversas entre as engenheiras da Nasa durante a operação. Christina e Jessica estão no programa espacial desde 2013. As duas astronautas estavam agendadas para a missão desde março, mas um problema com os trajes espaciais no tamanho correto para uma delas acabou adiando a parceria. 

Nesse sentido, a Nasa também está desenvolvendo um novo traje espacial para ser utilizado a partir da Missão Artemis III, jornada que deve levar, pela primeira vez, uma mulher astronauta à Lua em 2024. As mudanças no traje especial incluem o reforço no sistema de suporte de vida primário, que pode suportar temperaturas de até 150º C negativos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo